Diário Mais
Local se tornou famoso pelos doces artesanais, especialmente as bananadas, que seguem a mesma receita original
Casa das Bananadas, em São Vicente, tem mais de 100 anos de existência mantendo a receita original / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
Se você busca uma experiência autêntica no Litoral paulista, a Casa das Bananadas, localizada em São Vicente, ao lado da Ponte Pênsil, é uma parada obrigatória. Com mais de 100 anos de história, este espaço não é apenas um local para saborear doces tradicionais, mas também uma viagem ao passado, além de ser um ponto perfeito para relaxar com uma bela vista para o mar.
Inaugurada em 1921, a Casa das Bananadas se tornou famosa por seus doces artesanais, especialmente as bananadas, que seguem a mesma receita original, passada de geração em geração.
Continua depois da publicidade
“Tudo começou com a minha avó fazendo doce. Já são 103 anos. Aliás, eu nasci nesta casa. Estou aqui há 81 anos”, afirma Osnilda Blume, proprietária do estabelecimento.
Continua depois da publicidade
É raro encontrar um local que, há mais de uma centena de anos, funciona no mesmo ponto, com a mesma atividade, ainda mantido pela família fundadora.
Ao ser perguntada sobre como se sente em relação à tradição, Osnilda responde: “Eu me sinto muito honrada. Aonde eu vou, sempre tem alguém que conhece. Se eu te contar, estava na Itália e, quando uma moça me viu, gritou tanto”.
Durante a visita à Casa das Bananadas, a reportagem teve o privilégio de ouvir a história de Márcia Kinzebaw, que, desde os cinco anos de idade, frequenta anualmente o estabelecimento. Hoje, aos 69 anos, a paulistana continua a tradição de ir comer bananada em São Vicente. Quando criança, durante as férias, seus pais alugavam um apartamento em Santos, e ela sempre visitava o local. Atualmente, mantém o mesmo ritual, agora ao lado do marido.
Continua depois da publicidade
“A gente vinha aqui, onde os avós da Osnilda vendiam caldo de cana e bananada. Eu vinha com meus pais para tomar caldo de cana, comprar bananada e comer cocada. Hoje, eu e meu marido temos uma casa no Guarujá e continuamos vindo aqui”, afirma Márcia.
A Casa das Bananadas é mais do que um ponto turístico, faz parte da história e da cultura de São Vicente. Quem passa por lá não sai sem uma sacola de doces.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade