Diário Mais

Capital nacional do sorvete: conheça tudo sobre essa encantadora cidade do interior de SP

A atividade movimenta aproximadamente R$ 1 milhão por mês

Fábio Rocha

Publicado em 10/02/2025 às 14:03

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O município conquistou esse título graças à grande quantidade de sorveterias / Teejay/Pexels

Continua depois da publicidade

A cidade de Itápolis, localizada no interior de São Paulo, se destaca nacionalmente pela sua forte tradição na produção de sorvetes artesanais. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Conhecida como a “Capital Nacional do Sorvete”, o município conquistou esse título graças à grande quantidade de sorveterias e à qualidade dos produtos fabricados na região.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Atenção! 'Café fake' invade supermercados e já foi encontrado no interior de SP

• Brasil terá o maior prédio do mundo e ficará localizado no interior de SP; veja detalhes

• Terceiro maior shopping do Brasil fica no interior de São Paulo; veja detalhes

A história da cidade está diretamente ligada à imigração italiana, especialmente de colonos vindos da região de Vêneto, famosa pela tradição em sorvetes. 

Esse legado se manteve vivo ao longo das décadas, e hoje, Itápolis conta com mais de 20 sorveterias e um grande número de profissionais dedicados à fabricação do doce gelado. Além disso, mais de 400 famílias já deixaram o município para expandir essa tradição em outras cidades do país.

Continua depois da publicidade

Com aproximadamente 42 mil habitantes, Itápolis tem uma identidade fortemente marcada por suas raízes italianas, com cerca de 80% da população descendente de imigrantes vindos de Vêneto. 

Além da produção de sorvetes, o município também se destaca na fabricação de máquinas e insumos voltados para esse setor, consolidando ainda mais sua importância na indústria sorveteira.

A economia local é impulsionada por essa atividade, que gera cerca de 200 empregos diretos e 100 indiretos, movimentando aproximadamente R$ 1 milhão por mês, de acordo com dados da prefeitura. 

Continua depois da publicidade

Mas não são apenas os números que impressionam. A criatividade dos sorveteiros da cidade também chama a atenção. Entre os sabores mais inusitados e apreciados pelos moradores e turistas estão o gorgonzola com doce de leite e o tomate com manjericão, este último servido em formato de porção. 

Além dessas combinações inovadoras, as sorveterias da cidade oferecem uma enorme variedade de sabores tradicionais e exóticos.

Inclusive o site Rota do Sorvete não só explica a história de Itápolis, como indica quais sorveterias o município possui.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software