Diário Mais

'Capital Nacional do Pé de Moleque' fica em cidade do interior de Minas; conheça

A produção artesanal, passada de geração em geração, valoriza os ingredientes típicos e garante o sabor autêntico

Fábio Rocha

Publicado em 17/12/2024 às 18:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O pé de moleque de Piranguinho é reconhecido nacionalmente / Freepik

Continua depois da publicidade

A pequena cidade de Piranguinho, localizada no interior de Minas Gerais, é conhecida em todo o Brasil como a “Capital Nacional do Pé de Moleque”.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com cerca de 8 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município se destaca pela tradição na produção artesanal do doce, que há mais de 80 anos encanta o paladar dos brasileiros.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cidade do interior de Minas é a 'Capital Mundial do Pão de Queijo'; conheça

• Praias no interior de Minas perfeitas para um dia de lazer com as crianças

• Cidade do interior de Minas é conhecida como a 'Cidade Imperatriz'

O pé de moleque de Piranguinho é reconhecido nacionalmente e consumido em todas as regiões do país, reforçando a importância econômica e cultural dessa iguaria para a cidade. 

A produção artesanal, passada de geração em geração, valoriza os ingredientes típicos e garante o sabor autêntico que transformou o doce em símbolo local. Não à toa, o pé de moleque é tombado como patrimônio imaterial de Minas Gerais e patrimônio histórico do município.

Continua depois da publicidade

Um dos maiores eventos da cidade é a “Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo”, que une a tradição da produção do doce com a cultura das festividades juninas mineiras. Conheça também a cidade do interior de Minas é a 'Capital Mundial do Pão de Queijo'.

Durante o evento, é preparada uma versão gigante do pé de moleque, que atrai visitantes e celebra a identidade da cidade. A festa fortalece o turismo local e promove a valorização do trabalho dos produtores, além de ser um momento de celebração para a comunidade.

Na entrada de Piranguinho, uma estátua em homenagem ao doce dá as boas-vindas aos visitantes, reforçando o orgulho local pela iguaria que movimenta a economia e promove a cidade nacionalmente. 

Continua depois da publicidade

A escultura se tornou um cartão-postal, destacando a ligação entre o município e a tradição na fabricação do pé de moleque.

Piranguinho, com seu legado de décadas na produção desse doce tão popular, conquistou um lugar especial na história e na cultura de Minas Gerais e do Brasil. 

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software