O município produz 25% de todo o mercado de arroz / Pexels
Continua depois da publicidade
A cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, localizada no interior de São Paulo, é conhecida nacionalmente como a Capital do Arroz.
O produto agrícola se tornou o grande expoente da economia local — apesar de o município nunca ter colhido arroz.
Sim, caro leitor do Diário do Litoral, você não leu errado. Não é segredo que o interior é um grande produtor. Veja tudo sobre a Capital do limão-taiti: cidade do interior produz 900 mil toneladas por ano.
Continua depois da publicidade
Assim como grande parte das cidades paulistas, Santa Cruz do Rio Pardo era especializada na venda de café. O município contava com muitos comerciantes em seu território.
No entanto, em meados da década de 1960, esses trabalhadores aproveitaram uma oportunidade de ouro: o surgimento de uma máquina da marca Suzuki.
Continua depois da publicidade
Com isso, tornou-se possível transportar o cereal do estado do Mato Grosso do Sul, onde estava o cultivo, até os grandes centros, como a capital paulista.
O tempo passou e, após os anos 1980, muitas beneficiadoras de arroz no Estado fecharam ou se fundiram.
Atualmente, o território paulista conta com 12 unidades — e metade delas está localizada em Santa Cruz do Rio Pardo.
A Lei nº 17.879 transformou oficialmente Santa Cruz do Rio Pardo na Capital Estadual do Arroz, apesar da fama ser internacional e até gerar certa rivalidade com outras cidades brasileiras que disputam a mesma alcunha.
Continua depois da publicidade
O produto agrícola é tão importante que, por conta desse negócio, o município possui a maior média de renda da região. O município produz 25% de todo o mercado de arroz.