Diário Mais

Capital da Mandioca é conhecida por seu contato com natureza e arquitetura

Cercada por construções e monumentos históricos, a cidade é um dos principais produtores de farinha de mandioca

Gabriel Fernandes

Publicado em 25/03/2025 às 17:22

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Município é recebeu o rótulo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva / freepik/Divulgação

Continua depois da publicidade

A cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, que possui 91 mil habitantes, recebeu o título de 'Capital Nacional da Farinha de Mandioca', concedido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além dos monumentos históricos, a cidade é reconhecida por sua proximidade com a natureza

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A nova legislação, publicada no Diário Oficial da União (DOU), reconhece a importância histórica e cultural da produção de farinha de mandioca na região.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Capital da laranja: cidade do interior produz 80% do mercado nacional

• Capital da Uva Niagará: popular cidade do interior produz 30% do mercado da fruta

• Capital de Abacaxi: pacata cidade do interior produz 66 milhões de frutas por ano

Importância

O município, situado no Vale do Juruá, é um importante centro econômico, onde a mandioca desempenha um papel fundamental na alimentação local.

Além de ser a base de pratos típicos, como pirão e farofa, a farinha produzida em Cruzeiro do Sul é reconhecida por sua qualidade e é comercializada para outros estados.

Continua depois da publicidade

Sobre o município

Cercada por construções e monumentos históricos, a cidade foi fundada em 28 de setembro de 1904, quando a sede do Departamento do Alto Juruá foi transferida para Cruzeiro do Sul.

Entre os principais pontos turísticos está o Parque Nacional da Serra do Divisor, onde o contato com a natureza e as cachoeiras são ideais para quem busca relaxamento. Para chegar até lá, é necessário ir ao porto de Mâncio Lima, de onde partem as embarcações até a unidade de conservação

O município ainda conta com a Catedral Nossa Senhora da Glória, cuja estrutura é composta por um milhão de tijolos maciços, madeiras especiais, como o marfim, e um teto de bronze trazido da Alemanha.

Continua depois da publicidade

Popular na região é a primeira casa particular construída em alvenaria no ano de 1940. Pertencente ao português e patrão de seringal Joaquim Maria Ruela, remete ao período em que a borracha era a principal atividade econômica da região, sendo responsável por transformações culturais e sociais no estado do Acre.

Caribe Amazônico

Ainda no estado do Pará, a vila de Alter do Chão vem ganhando destaque como um dos destinos mais fascinantes do Brasil. Conhecida como o "Caribe Amazônico", a região se destaca pelas águas cristalinas do Rio Tapajós e praias de areia branca, que se revelam durante a estação seca. 

A combinação entre belezas naturais e cultura local torna o lugar uma opção perfeita para quem busca contato com a natureza em um ambiente preservado.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software