Diário Mais

Calor extremo por vários dias pode colapsar o corpo humano; entenda os riscos

As altas temperaturas estão causando muito desconforto térmico

Jeferson Marques

Publicado em 18/02/2025 às 12:19

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Calor muito forte e por vários dias coloca a saúde em risco / Foto de Ketut Subiyanto/Pexels

Continua depois da publicidade

Tudo em excesso faz mal, e por mais que muitas pessoas amem o calor e as altas temperaturas, não tem como negar que o desconforto térmico por conta da atual onda de calor que tem feito no Brasil está afetando até os mais jovens que não tem problemas de saúde.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O grande problema é que vários dias de temperaturas excessivas e sensação térmica insuportável não permitem que o corpo humano se recupere. Sim, o calor contínuo e em grande escala "agride" a saúde humana, principalmente daqueles que possuem doenças crônicas ou respiratórias.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Calor: Sindicato aciona Prefeitura de Praia Grande na Justiça

• Conheça cinco cidades do litoral de SP para não sofrer com o calor

• Calor extremo atinge Vale do Paraíba e Litoral Norte de SP

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) destaca que o calor intenso por vários dias seguidos aumenta a chance de desidratação (mesmo com a pessoa ingerindo líquidos, mas em quantidade insuficiente) e agrava consideravelmente as doenças respiratórias, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) dentre outras.

A baixa umidade do ar, aliada a temperaturas elevadas, compromete o bom funcionamento das vias respiratórias, que ressecam e favorecem a entrada de partículas, fungos e vírus que normalmente seriam neutralizados.

Continua depois da publicidade

Se tem calor excessivo e baixa umidade do ar, não temos uma boa condição para respirar. A fórmula é simples. A qualidade desse ar despenca consideravelmente nessas ondas de calor e os atendimentos de urgência e emergência ficam lotados.

Irritação na garganta, coceira, doenças de pele e o agravamento de condições crônicas também podem ocorrer graças ao calor brutal por longos dias.

Fora os fatores psicológicos que também surgem graças a isso, por exemplo, quando você não tem uma boa noite de sono por conta do desconforto térmico. Sua concentração e seu humor ficam prejudicados, além de você não ter foco e disposição no dia a dia.

Continua depois da publicidade

Pessoas cardíacas, hipertensas, obesas, diabéticas, crianças, idosos e portadores de outras doenças crônicas correm sim risco de morte com o calor escaldante que tem feito no Brasil.

A atenção com a saúde desse público precisa ser redobrada, com monitoramento constante, já que o corpo humano, exposto a tais fatores, pode colapsar.

Fora o aumento no número de insetos e roedores nesse período, o que também representa um risco à saúde pública e individual.

Continua depois da publicidade

Calor é bom e é gostoso, mas o calor cruel e frequente é uma ameaça.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software