História sobre a origem do café em terras brasileiras possui duas versões diferentes / Engin Akyurt/Pexels
Continua depois da publicidade
O café está presente no solo brasileiro desde 1727. A história de sua origem ainda é um mistério, pois alguns acreditam que ele veio por intermédio do Sargento-Mor brasileiro Francisco de Melo Palheta.
Ele tinha como missão secreta contrabandear a planta da Guiana Francesa para as terras tupiniquins. O fato foi retratado no livro "Dos cafezais nasce um novo Brasil", escrito por Ricardo Bueno.
Continua depois da publicidade
A obra ainda teve a apuração de Bruno Bortoloto e Pietro Amorim, pesquisadores do Museu do Café.
Na ocasião, o Sargento-Mor foi enviado às Guianas com o propósito de fiscalizar um tratado que reconhecia a soberania portuguesa sobre o território.
Continua depois da publicidade
Durante a missão, ele também recebeu ordens secretas para esconder cuidadosamente as sementes ou mudas de café e trazê-las para o Brasil.
Diante deste cenário, foram mistificadas duas versões da história. A primeira tem um teor mais romântico e alega que o Sargento teve a ajuda de Madame D’Orvilliers, esposa do Governador responsável por cuidar dos interesses franceses na região.
Apaixonada pelo militar, ela teria colocado diversas sementes de café no bolso dele, logo elas teriam dado origem às primeiras plantações de café no Brasil.
Continua depois da publicidade
Já a outra versão, mais realista, menciona um pedido feito por Palheta que requisitava a mão de obra para cuidar de "mil e poucos pés de café e três mil de cacau" que, segundo ele mesmo, teriam sido adquiridas e trazidas das Guianas Francesas.
Independentemente de a história sobre a origem do café no Brasil ser verdadeira ou não, é fato que a primeira cafeteria do país está em Santos.
Além de todas as suas belezas naturais já conhecidas, a cidade de Santos respira história e, a cada esquina, revela parte do legado nacional. O município é o lar da primeira cafeteria do Brasil, que funciona até hoje.
Continua depois da publicidade
Na época, a pioneira Cafeteria Floresta foi inaugurada no bairro do Gonzaga, tornando-se conhecida como a "Casa do Cafezinho".
Ficou interessado em tomar um café bem raiz? Isso ainda é possível. O estabelecimento continua no mesmo endereço até os dias atuais, na Avenida Ana Costa, número 532, loja B.
O Diário do Litoral já contou a história do estabelecimento em uma reportagem.