Diário Mais
'Arcas tuneta', borboleta da família Lycaenidae, que se alimenta exclusivamente de néctar e pode ser encontrada, provavelmente, desde o México até o sul do Brasil
A borboleta 'Arcas tuneta' realiza poucos movimentos, voos curtos e boa camuflagem / Dico Biguá
Continua depois da publicidade
Uma linda borboleta e difícil de ser encontrada foi fotografada no Guaraú, em Peruíbe, pelo Monitor Ambiental, Dico Biguá. Trata-se da “Arcas tuneta”, borboleta da família Lycaenidae, que se alimenta exclusivamente de néctar e pode ser encontrada, provavelmente, desde o México até o sul do Brasil.
Na ocasião, ele viu a borboleta pousar em uma florzinha e logo depois o lepidóptero voou até a perna dele, o que o deixou um pouco triste por não estar com o celular no momento para fotografar.
Continua depois da publicidade
“Quando ela sentou na minha perna eu estava sem o celular. Aí eu falei: Caramba, que bichinho bonitinho, né? Ela saiu de novo, eu levantei devagarinho, peguei o celular e fiz a foto”, disse ele.
Dico Biguá falou também que não conhecia essa borboleta e achou a espécie muito bonita e diferente das que ele já viu e que de agora em diante vai ficar mais atento a presença delas:
Continua depois da publicidade
“Eu achei desse bichinho muito bonitinho. Parece uma penazinha que ela tem para cima, assim, no finalzinho da asa. É encantador, tanto é que quando a gente vê fica meio paralisado porque não é todo dia que a gente encontra uns bichinhos desses né? ”
A borboleta “Arcas tuneta” realiza poucos movimentos, voos curtos e boa camuflagem. O biólogo, Bruno Lima, disse que o desenho nas asas serve para proteger a cabeça da borboleta, caso ela venha a ser atacada por um pássaro.
Muitos especialistas ainda não tiveram a sorte de encontrar esta espécie em seus caminhos, mesmo com horas de procura. E você? Já viu alguma por aí?
Continua depois da publicidade
Recentemente, o Diário do Litoral mostrou outra borboleta querida e cobiçada pelos observadores que também foi fotografada em Peruíbe.