A tradição diz que um beijo afasta um ano de solidão e fortalece o vínculo entre parceiros / Freepik
Continua depois da publicidade
Dezembro está associado a muitas tradições e superstições, desde pular as sete ondas até dar um beijo a meia noite. A tradição diz que um beijo afasta um ano de solidão e fortalece o vínculo entre parceiros.
O famoso New Year's Kiss, ‘beijo da virada’, é símbolo de sorte no amor. Não é à toa que muitos filmes retratam esse momento, principalmente com as clássicas cenas de contagem regressiva para o Ano Novo na Times Square
Continua depois da publicidade
A origem exata da tradição é desconhecida, mas há duas explicações possíveis. A primeira remete a Saturnália na Roma antiga e a segunda ao Hogmanay, uma tradição viking ainda celebrada no Ano Novo na Escócia.
As Saturnais aconteciam todos os anos no solstício de inverno. Esta era a maior festa dos antigos romanos, que incluía beber, beijar e passar a noite. Como a Saturnália ocorreu entre 17 e 23 de dezembro, os especialistas acreditam que foi assim que começou o beijo do Ano Novo.
Continua depois da publicidade
Já a tradição Hogmanay inclui pelo menos um beijo de Ano Novo. Mas esses beijos foram compartilhados para cumprimentar estranhos e amigos junto com votos de Ano Novo.
O critério varia de acordo com o tempo que o casal está junto, mas geralmente deve durar o quanto for confortável para o casal.