Neste bairro é possível ver algumas cidades do litoral de São Paulo / Parque Estadual Serra do Mar/Divulgação
Continua depois da publicidade
Frequentemente, muitas pessoas optam por se mudar para regiões e bairros do litoral com o intuito de ter uma vista para a praia.
No entanto, um distrito paulistano consegue oferecer essa vista para o mar sem que seja necessário sair da capital. Trata-se de Marsilac, localizado no Parque Estadual da Serra do Mar, no extremo sul do município de São Paulo.
Continua depois da publicidade
O mirante da região permite observar o oceano sem sair da cidade. Além de gratuito, o passeio proporciona uma experiência única em meio à natureza.
Considerado o maior parque do estado, o Parque Estadual da Serra do Mar possui mais de 332 mil hectares. Ele abrange 25 municípios e conta com dez núcleos.
Continua depois da publicidade
Na capital paulista, o acesso é feito pelo Núcleo Curucutu. É lá que está localizada a Trilha do Mirante Curucutu, que leva os visitantes a um dos pontos mais altos da cidade, de onde é possível avistar o litoral paulista.
A trilha tem dificuldade moderada e é ideal para quem aprecia o ecoturismo.
Além de sua beleza natural, o parque abriga uma biodiversidade impressionante, com mais de 270 espécies de mamíferos e um quinto das espécies de aves do Brasil, inclusive algumas ameaçadas de extinção.
Continua depois da publicidade
Com cerca de 1,6 km de extensão, a trilha leva aproximadamente três horas para ser percorrida. O trajeto passa por diferentes paisagens e termina no cume da serra, na divisa entre Itanhaém e São Paulo.
Em dias de céu limpo, é possível avistar o mar das cidades de Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém. Esse é, inclusive, o único ponto da cidade de São Paulo ao nível do mar que permite visualizar a região litorânea.
O Núcleo Curucutu está localizado a cerca de 70 km da Praça da Sé, na Estrada da Bela Vista, 7090, bairro Emburá do Alto, em Marsilac. O acesso pode ser feito de carro, e o local oferece estacionamento gratuito.
Continua depois da publicidade
As visitas acontecem de quarta a domingo, das 9h às 16h, e são gratuitas. No entanto, é necessário agendar a visita com antecedência pelo site oficial do parque.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelas redes sociais do parque.
Também na região de Marsilac há uma rodovia ignorada há mais de 50 anos, e que eliminaria congestionamentos no Litoral de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Ela seria capaz de ligar a Zona Sul da Capital até Itanhaém em apenas 30 minutos. O trajeto da estrada Capital-Litoral Sul teria apenas 15 quilômetros, por exemplo, contra os quase 70 da Rodovia dos Imigrantes.