O azeite oferece benefícios cardiometabólicos superiores, é mais resistente à oxidação térmica, produz menos compostos tóxicos e possui um perfil nutricional mais favorável / Freepik
Continua depois da publicidade
O azeite de oliva e o óleo de soja são dois óleos amplamente utilizados na culinária. Apesar de parecerem semelhantes e sejam utilizados como substitutos um do outro, esse óleos tem diferentes benefícios que devem ser considerados na hora de escolher um para dieta.
Azeite: Estudos indicam que o azeite tem efeitos benéficos na saúde cardiometabólica pois é rico em ácidos graxos monoinsaturados. Segundo pesquisa do jornal científico Food & Function, os benefícios são o aumento do colesterol HDL e a redução de enzimas hepáticas.
O azeite também está associado a efeitos antioxidantes,anti-inflamatórios , além de prevenir obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.
Continua depois da publicidade
Óleo de soja: O óleo é rico em ácidos graxospoli-insaturados, que melhoram a sensibilidade à insulina e aumentam a microbiota intestinal. Porém, não mostrou vantagens na perda de peso ou perfis cardiometabólicos.
Azeite: Este óleo é mais resistente à oxidação térmica, produzindo menos aldeídos tóxicos durante o cozimento.
Continua depois da publicidade
Óleo de Soja: Esse composto tende a produzir maiores quantidades de produtos de oxidação lipídica, devido ao seu alto conteúdo de PUFA. Esses compostos estão associados a efeitos mutagênicos, carcinogênicos e cardiovasculares.
Azeite: Segundo estudo da revista Food Chemistry, fritar alimentos em azeite resulta em perfil de ácidos graxos mais saudáveis e uma menor proporção de ômega-6/ ômega-3.
Óleo de soja: Apesar de aumentar a diversidade da microbiota intestinal e melhorar a sensibilidade à insulina, não oferece os mesmos benefícios que o azeite de oliva.
Continua depois da publicidade
Com base nessa análise, é possível concluir que o azeite de oliva é mais saudável do que o óleo de soja. O azeite oferece benefícios cardiometabólicos superiores, é mais resistente à oxidação térmica, produz menos compostos tóxicos e possui um perfil nutricional mais favorável.