Diário Mais

Ave anilhada no Reino Unido é encontrada morta no litoral de SP

Quem fez o registro foi o aposentado, Sérgio Farrabrás, que possui mais de mil fotos no site especializado no tema

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário

Publicado em 28/10/2024 às 16:40

Atualizado em 28/10/2024 às 16:44

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A ave encontrada é uma Pardela-sombria / Sérgio Farrabrás

Continua depois da publicidade

Uma ave anilhada no Reino Unido foi encontrada morta na praia de Peruíbe, litoral de São Paulo, nesta segunda (21). A ave encontrada é uma Pardela-sombria, também conhecida como Bobo-pequeno (Puffinus puffinus), cuja espécie se reproduz em ambos os lados do Atlântico Norte.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Quem fez o registro foi o aposentado, Sérgio Farrabrás, que possui mais de mil fotos no site especializado no tema. Ele disse que está sempre à procura de aves migratórias e também da surpresa de encontrar o bicho:

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Conheça o guará vermelho, ave-símbolo de cidade do Litoral de SP

• Ave nobre, que vem do hemisfério norte, se aventura em canal do litoral de SP; FOTOS

• Ave considerada uma das maiores migrantes do mundo chega ao Litoral de SP; conheça

“Quando encontrei o bicho, sabia que era uma ave migratória, mas não tinha a menor ideia de qual seria, então mandei as fotos para o Fábio Barata tentar identificar, ele retornou e me chamou a atenção para a anilha, a qual eu não havia notado, então, após olhar com mais atenção, mandei as fotos para o Barata que me informou ser um Bobo-pequeno anilhado no Reino Unido.”

O biólogo e guia de observação de aves, Fábio Barata, que recebeu as fotos e percebeu a marcação na perna da ave, disse que avisou o pessoal do Biopesca, já que o animal estava morto, que fez a identificação da anilha e que entrou em contato com os britânicos para reportar o achado.

Continua depois da publicidade

“Estou falando com eles. Me pediram para enviar os dados através de um link que me passaram. ”  Barata disse também que qualquer novidade a respeito volta a procurar a reportagem.

Puffinus puffinus

A espécie desse belo exemplar marinho se reproduz em ilhas do Atlântico Norte (às vezes em zonas continentais) e faz uma jornada de duas a três semanas para locais onde passa inverno, como a costa do Brasil, Argentina, Uruguai e África do Sul, geralmente entre os meses de setembro a fevereiro e entre janeiro e março, de acordo com os dados do wikiaves. No site em questão, há registros em todos os estados do Sul e do Sudeste e na maioria dos estados nordestinos. Não há registros nos estados no norte do país.

No litoral de São Paulo, foi fotografado em praticamente todas as cidades, com exceção de Cananéia, Iguape, Mongaguá, Santos e São Vicente.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software