É diante dessa informação que os riscos de uma catástrofe aumentam e preocupam autoridades / Nair Bueno/Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
Todo morador do Litoral brasileiro teme a invasão do mar nos próximos anos. E de acordo com António Guterres, atual secretário-geral das Nações Unidas (ONU), as preocupações são reais e o mundo sofrerá uma catástrofe à escala mundial nos próximos anos.
Segundo dados presentes em um relatório apresentado nesta terça-feira (27), duas cidades brasileiras podem sofrer com a elevação rápida do Oceano Pacífico. Diante disso, Rio de Janeiro e Atafona, também no litoral carioca, terão danos com essa ampliação marítima.
Continua depois da publicidade
De acordo com números observados, o nível do mar subiu 15 centímetros nos últimos 30 anos na escala mundial. Nesses dois municípios cariocas, o aumento foi de 13 centímetros.
As previsões para o futuro são ainda piores. Até 2050, o mar pode aumentar 21 centímetros. É diante dessa informação que os riscos de uma catástrofe aumentam e preocupam autoridades.
Continua depois da publicidade
O material divulgado também explicou que os riscos e perigos costeiros intensificados pelo clima também sofrem influência da amplificação de marés de tempestade, marés normais e ondas.
Por fim, os cientistas acreditam que a grande responsável por essa questão é a temperatura alta registrada no planeta dos últimos anos. Com o calor, o gelo próximo aos oceanos derretem, ocasionando o aumento do nível do mar.
A engrenagem econômica é um desses exemplos. Com essa expansão, existem grandes chances do fluxo populacional se mudar para o interior, afetando o investimentos dos outros setores, como o comércio.
Continua depois da publicidade
Somado a isto, com a escolha de morar em outros lugares, atividades relacionadas à agricultura,pesca e a distribuição, como o Porto, podem perder força, ocasionando um efeito dominó em uma escala nacional.
Continua depois da publicidade