Algumas regiões, em específico, ficarão totalmente inabitáveis para pessoas acima dos 60 anos / Vlad Chețan/Pexels
Continua depois da publicidade
O planeta Terra está constantemente enfrentando sérios problemas em relação à mudança de temperatura, e isso acaba refletindo na população idosa.
Segundo estudos recentes, várias regiões podem ficar inabitáveis para pessoas com mais de 60 anos, por conta de um aumento de apenas 2ºC na temperatura global. Os piores casos podem vir a acontecer no Saara e o Sul da Ásia
Continua depois da publicidade
No caso do Brasil, as regiões Norte e o Centro-Oeste, podem ser severamente afetadas, o que coloca em risco a capacidade dos idosos de regular a temperatura corporal.
Desde os níveis pré-industriais (1850–1900), a temperatura global já subiu 1,5ºC, e esse aquecimento pode resultar em consequências para a saúde humana, principalmente na saúde humana
Continua depois da publicidade
Nos últimos anos, por volta de 2% da superfície terrestre global já ultrapassou os limites de calor para adultos abaixo dos 60 anos. Se tratando de idosos, esse percentual passa para 20%.
Algumas áreas equivalentes ao tamanho dos Estados Unidos podem se tornar zonas de calor insuportável.
Segundo pesquisas do King's College London, isso pode resultar em problemas de saúde até mesmo em jovens saudáveis.
Continua depois da publicidade
Além disso, segundo uma pesquisa recente do Science Advances, a forte onda de calor ainda pode causar uma infestação de ratos, uma vez que a espécie gosta de climas quentes e abafados.