649 radares serão instalados em estradas do Estado / Divulgação
Continua depois da publicidade
Novos medidores de velocidade serão instalados nas estradas que são administradas pelo Estado, por meio do Departamento de Estrada de Rodagem (DER). A ideia é reforçar a fiscalização em vias como Mogi-Bertioga e Raposo Tavares.
A instalação dos radares é uma das estratégias do Plano de Segurança Viária do Governo do Estado que prevê reduzir, até 2030, ao menos à metade a taxa estadual de mortes no trânsito.
Continua depois da publicidade
O DER precisou definir pontos críticos para instalação de novos aparelhos. A Região Metropolitana de São Paulo, por exemplo, terá 124 equipamentos. Já a região de Campinas deve ganhar 85 novos radares.
Mas não para por ai! Mais cidades terão a fiscalização nas estradas reforçadas. As demais regiões com novos radares são as de Taubaté (66 pontos), Rio Claro (61), Itapetininga (49), Presidente Prudente (43), Cubatão (43), Assis (34), São José do Rio Preto (34), Ribeirão Preto (30), Bauru (29), Barretos (22), Araraquara (15), e Araçatuba (14).
Continua depois da publicidade
Entre as rodovias, a SP-055, que liga Ubatuba, no Litoral Norte, a Peruíbe, no Litoral Sul, terá 41 novos pontos de fiscalização de velocidade. No corredor Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga serão 25
radares.
A Raposo Tavares, que liga São Paulo ao sudoeste paulista, contará com 22 novos equipamentos de medição e Luiz de Queiroz (SP-304), na região de Piracicaba, contará com mais 16.
Continua depois da publicidade