A artesã montou o seu próprio espaço e já tem sua marca a Tina Saboaria / Nayara Martins/DL
Continua depois da publicidade
Mudar de profissão e se encontrar ao fazer sabonetes de forma artesanal. Essa foi a decisão tomada pela artesã e arquiteta Amanda Cristina da Silva Souza Leite Benedet, de 36 anos, que há cerca de três anos, decidiu trocar a arquitetura pela arte de fazer sabonetes, em Itanhaém.
A artesã montou o seu próprio espaço e já tem sua marca – a Tina Saboaria. Ela faz, de forma artesanal, sabonetes em barras, os jelly soap (em forma de gelatina), sais de banho e, ainda, os body splash (perfumes pós banhos), as velas de areia e os difusores para ambientes internos.
Continua depois da publicidade
“Ao vir morar em Itanhaém trabalhava com arquitetura e a construção de obras, mas comecei a ter ansiedade devido aos problemas na área. Senti a necessidade de trabalhar com artes manuais para me acalmar”, explica.
Tina conheceu um professor que dava aulas para ensinar a trabalhar com sabonetes, na internet. Ela já fez vários cursos na área da saboaria.
Continua depois da publicidade
“Comecei a fazer os sabonetes na minha casa e divulgar para os amigos. Participei das feiras na região, as vendas cresceram e o meu espaço ficou pequeno para trabalhar. Então decidi ter um espaço para fazer e expor os meus produtos e receber as clientes”, completa.
Há um ano, ela montou a “Tina Saboaria”, no bairro Cibratel II, em Itanhaém. Mas já atua com a produção e venda dos sabonetes há três anos.
Tina diz que trabalha com os sabonetes usando a parte sensorial, que vai desde o aroma até a textura.
Continua depois da publicidade
“As barras são feitas com a base de glicerina vegetal e são batidas com os aromas de extrato botânicos, óleos vegetais, manteigas vegetais e argila, todos naturais”, conta.
As barras são disponibilizadas em bandejas e vendidas em corte ou inteira, conforme a escolha do cliente. Podem ser usadas no rosto ou no corpo em banhos.
Ela oferece ainda as jelly soap, que são sabonetes feitos com uma textura de gelatina e que hidratam a pele. São feitos à base de glicerina, com o extrato de algas e a essência. Eles são vendidos no pote.
Continua depois da publicidade
Além de sabonetes líquidos, body splash (perfumes pós banho) e sais de banho. Tem ainda, os acessórios, como potes, saboneteiras e bucha vegetal. E os difusores usados para perfumar os ambientes internos da casa.
Outra novidade são as velas aromáticas de areia, uma linha que pode ser usada com vários aromas e óleos essenciais. Todos os produtos são artesanais.
Tina revela que suas clientes gostam bastante da linha de sabonetes em barra de argila.
Continua depois da publicidade
“O melhor do sabonete em argila é que as clientes podem usar todos os dias, porque ele tem a glicerina 100% vegetal e não resseca a pele, ele vai nutrir”, salienta.
São mais de 30 opções de aromas usados nos sabonetes, todos feitos com essências naturais. Entre os mais pedidos destacam-se os de capim cidreira, amadeirados e outros.
Os aromas das barras de corte são de manga, lavanda, argila verde e cinza (terra molhada), flor de laranjeira, amêndoas, aloe vera e outros.
Continua depois da publicidade
Já os aromas de jelly soap mais procurados são os de algas marinhas, melancia, jabuticaba, manga, bergamota e outros.
Na saboaria, Tina costuma receber as clientes de forma personalizada e com calma, mas é preciso agendar o horário.
Sobre os planos futuros, a artesã pretende expandir a oferta dos produtos e oferecer uma terapia de banho.
Continua depois da publicidade
“A ideia da saboaria é trazer o cliente para o banho e fazer uma terapia, em um espaço individual, para oferecer um momento especial e relaxar”, destaca.
Tina trabalha com encomendas e faz as entregas às clientes. E já participou de várias feiras de artesanato na região da Baixada Santista, como em Santos, Itanhaém e Peruíbe.
Quem quiser conhecer melhor os produtos podem acessar o Instagram (@tinasaboaria) ou agendar uma visita na saboaria pelo WhatsApp 11 99354.0440.
Continua depois da publicidade