Aquário é considerado um dos maiores do país / Aquário de Ubatuba/Divulgação
Continua depois da publicidade
O Brasil possui alguns dos aquários mais impressionantes do mundo, espalhados por diversas regiões do país. Um deles, em especial, não é apenas um dos maiores, mas também foi o primeiro aberto à visitação em terras brasileiras: o Aquário de Ubatuba, no litoral de São Paulo.
Além de sua importância turística, o espaço desempenha um papel fundamental na preservação marinha e na educação ambiental, sendo considerado ideal para quem deseja aprender sobre a biodiversidade aquática.
Continua depois da publicidade
Inaugurando o conceito de visitação a criaturas marinhas no país, o aquário também foi o primeiro a introduzir a interatividade por meio de um tanque de toque.
A experiência acontece em um tanque específico, onde os visitantes podem aprender mais sobre biologia e conservação por meio do contato com os animais. A atividade é sempre realizada com o acompanhamento de um monitor.
Continua depois da publicidade
O espaço também foi pioneiro na exibição de tubarões e na reprodução de raias e águas-vivas, que encantam os turistas e ensinam sobre sua história.
O Aquário de Ubatuba também conta com um Centro de Pesquisa voltado para o estudo de espécies e ambientes aquáticos.
As atividades realizadas no local, como tratamentos veterinários, estudos sobre hábitos reprodutivos, metodologias de educação ambiental e comportamento das espécies, são publicadas em revistas científicas.
Continua depois da publicidade
O local ainda possui convênios de cooperação técnico-científica com mais de 100 instituições, possibilitando o desenvolvimento de projetos e pesquisas conjuntas, somando esforços, estruturas e recursos.
O espaço também possui uma ação de resgate e reabilitação da fauna associada aos ambientes aquáticos. Inaugurado em 1998 pela diretoria do próprio aquário, o Instituto Argonauta conta com um centro de reabilitação dedicado ao resgate e cuidado de animais marinhos na região litorânea.
As principais ocorrências atendidas pelo Instituto envolvem aves marinhas, como pinguins, gaivotas e albatrozes; pinípedes, como focas, lobos e leões-marinhos; e cetáceos, como baleias e golfinhos.
Continua depois da publicidade
Os pinguins-de-Magalhães do Aquário de Ubatuba também são considerados dignos de Hollywood. Dez desses animais foram treinados durante três meses para estrelar o longa dirigido pelo brasileiro David Schurmann ("Pequeno Segredo"), intitulado "Meu Amigo Pinguim".
Baseada em uma história real, a trama é estrelada pelo ator francês Jean Reno ("O Profissional") e narra a amizade entre um pescador brasileiro e um pinguim.
Por intermédio de uma parceria entre o Instituto Argonauta e a Terramare, o Aquário de Ubatuba garantiu o bem-estar dos animais durante as gravações. Os locais foram totalmente adaptados e desinfetados para evitar riscos aos pinguins.
Continua depois da publicidade
O Aquário de Ubatuba está localizado na orla do Itaguá, ao lado da Praça da Baleia, sendo considerado um dos principais pontos turísticos da cidade.
Situado na Rua Guarani, nº 859, o espaço também conta com uma lanchonete. Embora não disponha de estacionamento próprio, recomenda-se que os visitantes estacionem seus veículos na Praça da Baleia.
Os valores dos ingressos variam entre R$ 30 até mesmo R$ 130 para pacotes família. Aniversariantes, policiais e pessoas com deficiência possuem gratuidade na visita mediante a comprovação. Detalhes devem ser vistos no link.
Continua depois da publicidade