Produção recebeu várias indicações ao Oscar / Divulgação
Continua depois da publicidade
Antes de "Ainda Estou Aqui", "Cidade de Deus" foi o grande longa nacional a ter quatro indicações ao Oscar. Só que outra produção do nosso cinema, dirigida por Hector Babenco ("Carandiru"), conseguiu antes alguns feitos inéditos para o cinema brasileiro: "O Beijo da Mulher-Aranha".
Com indicações nas categorias de filme, direção e roteiro adaptado, ela deu ao ator britânico William Hurt seu Oscar de melhor atuação.
Continua depois da publicidade
Ao receber seu prêmio da Academia, em 1986, ele usou a palavra "saudade" para se referir ao Brasil e o carinho que criou pelo país durante as gravações.
Além do careca de ouro, Hurt ainda faturou o prêmio nas cerimônias do Bafta e no Festival de Cannes 1985.
Continua depois da publicidade
A trama se passa no Brasil, no período da ditadura militar, onde Luís Molina (Hurt) e Valentín Arreguui (Raúl Juliá), são dois prisioneiros que dividem a mesma cela.
Luís é um sonhador homossexual e distrai seu companheiro de cárcere com histórias fantásticas que conta todas as noites, já Valentín é um preso político devotado à sua causa, mas que sofre por estar longe da mulher que ama.
"O Beijo da Mulher Aranha" está disponível na plataforma de streaming do Globoplay, e em mídia física, nos formatos de DVD e Blu-Ray.
Continua depois da publicidade