Diário Mais

Animal que você quase pisa na praia é vital para a vida marinha do litoral de SP

Esses animais, também conhecidos como "ouriço-do-mar achatado", são criaturas encontradas em ambientes marinhos costeiros ao redor do mundo

Ana Clara Durazzo

Publicado em 06/03/2025 às 16:10

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Além de sua aparência única e simetria perfeita, esse animal desempenha um papel essencial nos ecossistemas marinhos / Pixabay

Continua depois da publicidade

Durante o verão, é muito comum quase pisar nas bolachas-do-mar enquanto caminhamos pela praia. Esses animais, também conhecidos como “ouriço-do-mar achatado”, são criaturas encontradas em ambientes marinhos costeiros ao redor do mundo. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Além de sua aparência única e simetria perfeita, esse animal desempenha um papel essencial nos ecossistemas marinhos e apresenta um potencial de aproveitamento comercial.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Tartaruga marinha é encontrada morta em ponto de ônibus no litoral de São Paulo

• Animal que resistiu a cinco extinções em massa agora sofre com a ação humana; conheça

• Fofurômetro animal: Bióloga registra a Perereca-da-moldura no litoral de SP; conheça

Outro animal vital para o ecossitema marinho é o caranguejo ferradura, porém o mesmo vem sofrendo com a ação humana.

Importância

Elas são importantes na cadeia alimentar, sendo uma fonte de alimento para diversos animais marinhos, como peixes e caranguejos, também atuam na reciclagem de nutrientes no fundo do oceano, contribuindo para a saúde dos ecossistemas marinhos. 

Continua depois da publicidade

Além disso, elas servem como habitat para caranguejos-ervilha, que usam as bolachas-do-mar como refúgio contra predadores, local para cópula e alimento.

Sua presença também favorece a oxigenação do sedimento marinho, essencial para a sobrevivência de organismos bentônicos. Assim ajudam a equilibrar os ecossistemas costeiros, muitos dos quais enfrentam pressões crescentes devido à poluição e à exploração humana.

 

Continua depois da publicidade

Potencial comercial 

Embora ainda não exista uma produção profissional em larga escala dessas criaturas, os esqueletos calcários desses animais são frequentemente coletados para decoração, artesanato e coleções. 

No entanto, a coleta indiscriminada de bolachas-do-mar pode trazer impactos negativos ao meio ambiente, reduzindo populações locais e afetando a biodiversidade.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software