Diário Mais

Alerta: nível do mar pode subir até 2100 e atingir o Brasil, afirma pesquisa

Publicada em 27 de janeiro deste ano, a pesquisa aponta que o nível do mar pode subir até o ano de 2100, o que representa um risco significativo

Fábio Rocha

Publicado em 09/04/2025 às 13:11

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Pesquisa trouxe dados alarmantes sobre o futuro do nível do mar em diversas regiões do planeta / Reprodução

Continua depois da publicidade

Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU Singapura), em parceria com a Universidade de Tecnologia de Delft (TU Delft), na Holanda, trouxe dados alarmantes sobre o futuro do nível do mar em diversas regiões do planeta, incluindo o Brasil. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Publicada em 27 de janeiro deste ano, a pesquisa aponta que o nível do mar pode subir entre 0,5 e 1,9 metro até o ano de 2100, o que representa um risco significativo para áreas costeiras.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• ONU diz que avanço do mar pode 'engolir' cidades da América do Sul até 2100

• Governo anuncia 'muralhas' de 3 metros de altura contra avanço do mar em SP

• País está lutando para sobreviver e pode sumir devido ao avanço do mar

A pesquisa foi desenvolvida com base em diversos métodos de modelagem climática, considerando fenômenos já bem compreendidos pela ciência, como o derretimento das geleiras e a expansão térmica dos oceanos. 

Apesar das análises minimalistas, os próprios cientistas alertam que as estimativas variam bastante, devido à complexidade dos processos climáticos envolvidos, dificultando uma previsão exata sobre o impacto em cada região.

Continua depois da publicidade

Com esse possível aumento do nível do mar, a organização Climate Central, que desenvolve ferramentas de avaliação de risco costeiro, identificou áreas no Brasil que estão especialmente vulneráveis. 

Recentemente, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a construção de uma barreira de proteção ao longo da estrada de Barra do Una, em Peruíbe.

Entre elas, destaca-se a cidade do Rio de Janeiro, que pode enfrentar consequências severas caso o avanço das águas se concretize nas próximas décadas.

Continua depois da publicidade

Além do Rio de Janeiro, municípios do estado do Rio Grande do Sul também foram classificados como áreas de risco elevado. 

Nessas regiões, comunidades inteiras podem ser afetadas, seja por inundações permanentes, erosões costeiras ou prejuízos à infraestrutura urbana, afetando diretamente a vida de milhares de pessoas.

Segundo os cientistas, o principal fator por trás do avanço do nível do mar é o aumento das emissões globais de dióxido de carbono (CO), que intensifica o aquecimento global. 

Continua depois da publicidade

Caso as emissões continuem crescendo no ritmo atual, o cenário mais pessimista poderá se tornar realidade, exigindo uma resposta urgente da comunidade internacional para conter os efeitos das mudanças climáticas.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software