LISTA

Além de Bob Marley, confira outras cinco cinebiografias de sucesso

Com a estreia de 'Bob Marley: One Love', o Diário listou outras histórias de músicos que fizeram sucesso nas telonas; confira indicações

Gabriel Fernandes

Publicado em 13/02/2024 às 19:34

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Taron Egerton como Elton John em 'Rocketman' / Paramount Pictures/Divulgação

Continua depois da publicidade

Nesta segunda-feira (12), chegou aos cinemas brasileiros o longa "Bob Marley: One Love", cinebiografia do jamaicano considerado como o pai do reggae. Estrelado por Kingsley Ben-Adir, James Norton, Lashana Lynch e Michael Gandolfini, com direção de Reinaldo Marcus Green ("King Richard: Criando Campeãs"), a produção promete fazer sucesso nas telonas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Quer descansar da folia? Cinco filmes para se relaxar do Carnaval

• 'Priscilla' é um retrato morno sobre a vida da ex-esposa do Rei do Rock

• Tom Cruise fecha acordo com a Warner Bros para participar de vários filmes e franquias

Aproveitando o gancho e a curiosidade de muitos por outras cinebiografias de importantes nomes da música, o Diário do Litoral listou outras cinco produções de grandes ícones musicais. 

5 - Johnny e June
Disponível no Star+
Direção: James Mangold
Elenco: Joaquin Phoenix, Reese Witherspoon, Ginnifer Goodwin e Robert Patrick

Continua depois da publicidade

Inspirado no livro "Cash: A autobiografia de Johnny Cash", escrito pelo próprio músico em 1997, o longa é considerado por muitos como uma das mais fiéis cinebiografias de nomes da música. Vivido por Joaquin Phoenix, a trama mostra sua trajetória desde o começo e sua conturbada relação com a cantora June Carter (cuja interpretação de Reese Witherspoon lhe rendeu seu Oscar de melhor atriz).

4 - Rocketman 
Disponível no Telecine
Direção: Dexter Fletcher
Elenco: Taron Egerton, Jamie Bell, Bryce Dallas Howard, Richard Madden e Gemma Jones.

Sob total supervisão do próprio Elton John, que autorizou ser colocado seus conturbados momentos com drogas e outros assuntos delicados, também foi responsável pela escolha do ator Taron Egerton para interpretá-o. Regada com suas próprias músicas, a trama passa desde a sua infância, quando enfrentava vários problemas com sua mãe controladora (Howard), sua grande paixão por Bernie Taupin (Bell) e seu conturbado relacionamento com seu então empresário John Reid (Madden). 

3 - 8 Mile - Rua das ilusões
Disponível na Netflix
Direção: Curtis Hanson
Elenco: Eminem, Kim Basinger, Brittany Murphy e Anthony Mackie.

Apesar de se tratar de um personagem fictício, a vida de Jimmy é totalmente embasada na trajetória do músico Eminem (que interpreta o protagonista aqui). A música " Lose Yourself" não só venceu o Oscar em 2003, como até hoje é considerada uma das mais populares canções que já venceram nesta categoria.

Continua depois da publicidade

2 - Amadeus 
Disponível em mídia física
Direção: Milos Forman
Elenco: F. Murray Abraham, Tom Hulce, Elizabeth Berridge, Roy Dotrice e Simon Callow

Vencedor de oito Oscars em 1985, incluindo nas categorias de filme, direção e ator (F. Murray Abraham), a trama é centrada na rivalidade entre os músicos Wolfgang Amadeus Mozart (Hulce) e Antonio Salieri (Abraham). Responsável por contar esta história em um hospital psiquiátrico, Salieri relembra o quão possuía inveja do talento de Mozart e como isso o afetou.

1 - Ray
Disponível em mídia física
Direção: Taylor Hackford
Elenco: Jamie Foxx, Kerry Washington, Regina King, Clifton Powell e Harry Lennix

Assim como em "Rocketman", o próprio Ray Charles foi responsável por supervisionar sua cinebiografia que infelizmente ele não chegou a conferir, pois faleceu cerca de quatro meses antes da estreia oficial. Sendo interpretado por Jamie Foxx (cuja atuação lhe rendeu o Oscar de melhor ator), que na época não estava acostumado com o gênero dramático e realizava mais comédias. Sob uma prótese que o realmente deixava cego e ter tocado piano durante as gravações (sem os habituais usos de dublês), junto de Taron Egerton, é considerada uma das melhores caracterizações de um nome da música nos cinemas.  

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software