Diário Mais

Água mineral do interior teria abastecido 1ª viagem à lua e encantou cientista

Apesar da nota fiscal mostrando a conclusão da venda por parte da empresa responsável, a própria Nasa não confirma a origem das garrafas usadas durante a expedição

Igor de Paiva

Publicado em 26/04/2025 às 17:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Lindoya Verão, empresa fornecedora da tradicional água mineral de Lindóia, afirma ter documentos que comprovam a venda de 100 garrafas / Divulgação

Continua depois da publicidade

Que o município de Lindóia, situado no coração do interior de São Paulo, é responsável pelo fornecimento de 40% de toda água mineral do Brasil, você talvez já saiba.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Mas e quanto à curiosa informação de que a NASA teria utilizado a água da cidade para abastecer os astronautas da histórica missão Apollo 11? O Diário do Litoral te conta tudo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Essa encantadora cidade do interior tem a 2ª melhor água mineral do mundo

• 40% de toda água mineral do Brasil vem de uma pacata cidade do interior

Foi justamente nessa missão que o ser humano chegou com sucesso à Lua. A célebre frase “Um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade” foi dita em 20 de julho de 1969 pelo astronauta americano Neil Armstrong.

A Lindoya Verão, empresa fornecedora da tradicional água mineral de Lindóia, afirma ter documentos que comprovam a venda de 100 garrafas, enviadas por avião naquele mesmo ano. No entanto, não é possível determinar exatamente o destino final da carga.

Continua depois da publicidade

A Fonte São Sebastião, hoje sob responsabilidade da empresa, já possuía fama internacional. Em 1926, a renomada cientista Marie Curie visitou o local e confirmou as propriedades terapêuticas da água.

A NASA (National Aeronautics and Space Administration — Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço) não conseguiu confirmar oficialmente o uso da água de Lindóia na missão. Ainda assim, a agência considera plausível que os astronautas tenham consumido água engarrafada após o retorno à Terra.

Durante a missão, em situações rotineiras como o preparo de alimentos e higienização de utensílios, a água era fornecida por células de combustível, tecnologia utilizada para gerar energia e obter água potável.

Continua depois da publicidade

Apesar da falta de confirmação oficial, dentro da empresa — entre antigos funcionários, novos colaboradores e diretores — a história é motivo de orgulho e consolidou-se como parte da identidade da marca.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software