Praia Caramborê, em Peruíbe, é um dos destinos 'escondidos' do Litoral de SP / Wikimedia
Continua depois da publicidade
A gente sabe o quanto o Litoral de São Paulo distribui beleza. Mas também sabe que muitos paraísos ainda estão escondidos como verdadeiros tesouros de pirata. Tanta natureza intocada fora do radar turístico convencional faz como que essas praias se transformem em paraísos a beira mar.
Para te ajudar a escolher o próximo regúgio de paz que você visitará, a reportagem do Diário do Litoral separou cinco praias do Litoral de São Paulo que não são tão procuradas ou badaladas, mas que proporcionam uma experiência inesquecível.
Continua depois da publicidade
Cercada por rochas e vegetação densa, a Praia do Sangava, em Guarujá, é uma das opções preferidas para quem busca tranquilidade em frente ao mar e em meio à Natureza. A praia tem uma extensão de 90 metras e águas bem calmas. Para acessar o local é preciso fazer uma caminhada de 90 minutos ou pode fazer um passeio rápido de barco.
Esta é maior. Tem 700 metros de extensão e está localizada a 28 km do Centro de Guarujá. Por lá o mar é ideal para quem pratica surf. Além disso, a vegetação presente na Praia do Camburi é uma atração a parte. Para chegar até lá será necessário enfrentar uma pequena trilha a partir da Praia Preta. Os 'trilheiros' mais experientes poderão ir por uma caminhada mais longa, saindo da Praia Branca.
Continua depois da publicidade
Esta opção no Litoral de São Paulo não é só refúgio de turistas que buscam tranquilidade, mas também de várias espécies marinhas. Golfinhos e tartarugas gostam de visitar o local e transforam a Praia do Cedro em ponto de encontro. Quem quiser ir até este paraíso vai precisar enfrentar uma caminhada de 40 minutos a partir da Praia de Fortaleza ou optar pela famosa “Trilha das Sete Praias” partindo da Lagoinha.
Continua depois da publicidade
Ondas poderosas e um cenário estonteante. É o que prometem os visitantes da Praia Brava, em São Sebastião. Um paraíso escondido nos costões entre Boiçucanga e Maresias, a praia é uma área protegida do Parque Estadual da Serra do Mar. Mas para acessar tanta beleza não vai ser fácil: a caminhada até a Praia Brava faz jus ao nome com subidas bem íngremes.
Esta é uma verdadeira joia da Natureza. Localizada no Litoral Sul de São Paulo, a Praia do Caramborê fica em Peruíbe e faz parte da Estação Ecológica da Juréia-Itatins. São 310 metros de extensão envoltos pela Mata Atlântica. O acesso é facilitado por uma curta caminhada de 10 minutos a partir da estrada Peruíbe-Una, ou através da trilha do Imperador.
Continua depois da publicidade