Diário Mais

30% de toda Uva Niágara do Brasil vem de tradicional cidade do interior

O Diário do litoral te conta tudo sobre o município que utiliza o fruto como herança e pilar de sua economia

Igor de Paiva

Publicado em 15/04/2025 às 14:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Na cidade, a produção de uva passa de família para família / Pexels/Kai-Chieh Chan

Continua depois da publicidade

A cidade de Jundiaí, localizada no interior de São Paulo, tem um apelido único: é conhecida internacionalmente como a Capital da Uva Niágara.

Em suma, ela é responsável por de 30% de toda capacidade da produção paulista. Esse fato, transformou a fruta em um patrimônio histórico do local.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A produção do fruto é o grande expoente econômico da região. Por conta da alta produção, o preço do produto na localidade é bem baixo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Capital da laranja: cidade do interior produz 80% do mercado nacional

• Capital da melancia: cidade do interior produz 220 mil toneladas por ano

• Capital de Abacaxi: pacata cidade do interior produz 66 milhões de frutas por ano

Esse detalhe faz com que a cidade tenha diversos visitantes ao longo de todo o ano, com um número maior no período de colheita do fruto.

O Brasil é campeão quando o assunto é agricultura. Conheça a Capital de Abacaxi: pacata cidade do interior produz 66 milhões de toneladas por ano.

Continua depois da publicidade

Em suma, a uva Niágara Rosada é uma mutação da tradicional uva-branca. Essa mudança surgiu em 1930.

Na cidade, a produção de uva passa de família para família, se tornando um projeto fixo para cada geração.

No último censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia, o município registrou 443 mil habitantes.

Além disso, sua área territorial é de 431 km².

Continua depois da publicidade

Rivalidade pelo título

Vale ressaltar que o título e a alcunha em questão tem uma certa rivalidade. Vinhedo, também no interior de São Paulo, é conhecida pela produção do item agrícola. 

Somado a isso, Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, é famosa por ser a Capital do Vinho.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software