Diário Mais
Já prepara o check-list para escolher o próximo restaurante tradicional que irá facilitar neste fim de semana; confira
Restaurantes tradicionais da Baixada Santista se renovam para manter as portas abertas / Divulgação
Continua depois da publicidade
Os santistas já se despediram de vários de seus restaurantes preferidos. A pandemia também serviu para que alguns estabelecimentos tradicionais na Região fechassem as portas. Mas nem todos sucumbiram às mudanças do tempo ou às dificuldades do período de lockdown. A Baixada Santista ainda mantém restaurantes tradicionais - alguns centenários - que se renovaram com o passar dos anos.
Conheça os restaurantes da Baixada Santista que estão resistindo às dificuldades e mantendo as portas abertas:
Continua depois da publicidade
Nova Seara
Este é centenário. A Panificadora Seara funciona há mais de 100 anos sempre preservando a tradição, mantendo a excelência com produtos diferenciados e de alta qualidade. Em local privilegiado na Avenida Senador Feijó, o estabelecimento já recebe os clientes a partir das 6h da manhã com um dos café da manhã mais famosos da Cidade.
Restaurante Almeida
Feijoada de madrugada? É no Restaurante Almeida. Esta é uma das maiores referências de quem curte frequentar um dos restaurantes mais tradicionais de Santos. O Almeida, aberto desde 1932, é o mais antigo em funcionamento. Ele não fica mais aberto 24 horas, mas continua mantendo a tradição. Desde 2016, segue sob o comando de Marcelo Muniz, Márcio Muniz e Jayme Muniz Pereira Filho, mantendo a mesma qualidade de todos estes anos com portas abertas.
Continua depois da publicidade
10 restaurantes com vistas de tirar o fôlego no estado de SP
Café Carioca
A cafeteria com um dos pastéis mais famosos da Cidade é um belo exemplo de como manter a tradição sem perder a qualidade. O Café Carioca surgiu na década de 30. O sucesso é tão grande que muitos clientes já levaram os pasteizinhos para outras cidades, fora do Estado, como Curitiba, Rio de Janeiro e Recife, ajudando a tornar o "Café Carioca" conhecido em âmbito nacional. Outro destaque a parte é a fama de receber famosos, principalmente políticos. Por ali já passaram Getúlio Vargas, Jânio Quadros, Eurico Gaspar Dutra, João Goulart, Lula e o santista Mário Covas, que não dispensava os pastéis quando estava na cidade.
Restaurante São Paulo
A Rua Carlos Afonseca, no Gonzaga, abriga um dos restaurantes mais tradicionais de Santos. Perto de completar 80 anos, o Restaurante São Paulo é conhecido pelo diversificado cardápio gastronômico e pelo visual retrô. Há quem diga que o estabelecimento tem uma das melhores feijoadas da Cidade.
Continua depois da publicidade
Ao Chopp do Gonzaga
Há mais de 60 anos, o "Ao Chopp do Gonzaga" virou tradição quando o assunto é churrasco. Especializada em espeto na brasa, a casa preza pela qualidade. As carnes no espeto previamente marinadas por horas em um secreto tempero são grelhadas na churrasqueira a carvão natural, além do famoso molho de cebola especial, fazem parte da história do lugar.
Tá com fome? Conheça 5 restaurantes de Santos mais bem avaliados no iFood
Terraço Chopp
Há 55 anos, o Terraço Chopp oferece aos clientes uma das melhores paisagens que um restaurante pode oferecer. No alto da Ilha Porchat, em São Vicente, o restaurante tem um ambiente aconchegante e um cardápio sofisticado, além de um chopp sempre no ponto. Antes de ser fundado, em 1969, o lugar era uma casa no alto do morro, que foi totalmente adaptada para o projeto. Desde então, muitas obras foram feitas para oferecer o conforto presente nos dias de hoje.
Continua depois da publicidade
Gaúdio
Mais uma opção com algumas décadas de história. O Restaurante Gaúdio tem 75 anos de existência e continua inovando a cada ano, sem perder o charme de estar bem de frente a Praia do Gonzaguinha. O cardápio é bem variado - de feijoada à comida oriental - e a diversão é garantida com um karaoke disponível para os clientes.
Churrascaria Vila Nova
Reza a lenda que esta churrascaria de Cubatão tem o melhor shop da Baixada. A Churrascaria Vila Nova oferece a seus clientes um variado cardápio de carnes, aves, peixes e frutos do mar, massas e pizzas, além de lanches e deliciosas porções para acompanhar o especialíssimo chopp Brahma, reconhecido e premiado pelos clientes e pela Ambev.
Não sabe onde ir com a criança? Confira 10 restaurantes com espaço kids na Baixada
Continua depois da publicidade
Majella Restaurante e Pizzaria
Há mais de 30 anos, o Majella se destaca entre os restaurantes tradicionais de Guarujá. Pizza é o carro-chefe do lugar, mas também tem porções e muitos pratos de frutos do mar. A proposta é oferecer uma pizzaria completa, com ambiente agradável, ótimos pratos a la carte, boa pizza e profissionais qualificados para levar aos clientes as melhores opções em sabores diversos e produtos de altíssima qualidade.
Independência Restaurante & Chopperia
A Praça Independência não seria a mesma sem todo o charme do Restaurante Independência e suas mesas espalhadas pela calçada. Com mais de 60 anos de história, o local oferece um cardápio bem tradicional, mas sempre primando pela qualidade de seus produtos. Toda a atenção dada ao filé mignon à cubana cortado na colher é válida.
Bar Goiás
Se é bolinho de bacalhau que voce quer, vale a pena conhecer este típico boteco português. Há mais de 50 anos, o local oferece uma das receitas mais tradicionais e antigas da Cidade. Na esquina da rua de mesmo nome, o bar mantém sua história retratada nas paredes, que ainda conservam os azulejos da construção original.
Continua depois da publicidade
Mar Del Plata
Há mais de 40 anos, o Restaurante Mar Del Plata é uma referência para quem quer apreciar um bom prato de frutos do mar como o camarão à moda da casa, o polvo à galega e a meca santista. É um restaurante tradicional aberto em 1978, que passou por reforma em 1992, e atrai tanto turistas quanto moradores. Há vinhos de várias partes do mundo no cardápio.
Continua depois da publicidade