Dá para fazer uma viagem bate-volta no Dia das Mães e conhecer destinos lindos bem próximos da Baixada Santista / Divulgação
Continua depois da publicidade
Está pensando em fazer algo diferente no fim de semana do Dia das Mães? Uma das datas comerciais mais comemoradas do País reserva restaurantes cheios e shoppings lotados. Mas, se a sua ideia é fugir de tudo isso, é possível fazer um bate-volta e em até três horas chegar em outra cidade e conhecer um novo destino durante o domingo especial.
A Baixada Santista é composta por muitas maravilhas, mas nada como cair na estrada para conhecer lugares novos. Seja subindo a serra ou seguindo em direção ao sul do País, muitas possibilidades são encontradas pelo caminho. É só escolher.
Continua depois da publicidade
Para te ajudar, a reportagem do Diário do Litoral preparou uma lista com os melhores destinos para fazer um bate-volta no Dia das Mães, com cidades a menos de três horas de distância da Baixada Santista.
As cidades foram selecionadas não só pelos atrativos turísticos, mas também pelo tempo de viagem. A lista foi ordenada da mais próxima para a mais distante, calculando a distância - partindo da cidade de Santos, de carro - através do aplicativo Google Maps.
Continua depois da publicidade
60 km de distância, aproximadamente 1h10 viajando de carro
Para as mães que gostam de curtir a natureza, Eldorado é o destino perfeito. Uma das cidades que compõem do Vale do Ribeira, o município faz parte da Região Turística Cavernas da Mata Atlântica e mostra a exuberância da Caverna do Diabo, a maior do Estado, em roteiros guiados de aproximadamente uma hora e meia de duração.
60 km de distância, aproximadamente 1h10 viajando de carro
Continua depois da publicidade
A cidade conserva suas águas e territórios protegidos pela Lei de Mananciais, o que viabiliza a harmonia e a coexistência entre o mundo urbano e a natureza, com a presença da Mata Atlântica. Na Região Metropolitana de São Paulo, o município tem o título de Estância Turística desde 1998, impulsionando o setor e oferecendo opções de lazer para visitantes e moradores. Destacam-se os atrativos turísticos para todos os gostos, como o Religioso, o Ecológico, o Rural e o de Compras.
74 km de distância, aproximadamente 1h30 viajando de carro
Conhecida como um pedacinho da Inglaterra em São Paulo, a vila está localizada a apenas 30 km do centro de Santo André, no Alto da Serra do Mar. Construída pela São Paulo Railway no século XIX para abrigar seus funcionários durante a concessão da estrada de ferro Santos – Jundiaí, essa pequena vila inglesa é um verdadeiro tesouro histórico e cultural preservado.
Continua depois da publicidade
95 km de distância, aproximadamente 1h30 viajando de carro
Embu das Artes é um dos destinos preferidos dos moradores do Estado. A cidade recebe cerca de 800 mil visitantes por ano, segundo a Prefeitura. O maior motivo, entre inúmeros atrativos deste destino com ruas estreitas, é a Feira de Arte e Artesanato, realizada desde 1969, no Centro Histórico da Cidade, para divulgação e venda do trabalho de artistas locais. Acontece aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. Sempre lotada.
140 km de distância, aproximadamente 2h10 viajando de carro
Continua depois da publicidade
Não tem como falar de São Roque e não lembrar de vinho. O Roteiro de Vinho, a atrativo turístico mais procurado da Cidade, é a oportunidade de vivenciar essa história e toda a tradição de perto é através das adegas, vinícolas, restaurantes, hotéis, pousadas e centros de lazer e entretenimento, em meio à natureza abundante da Mata Atlântica preservada.
170 km de distância, aproximadamente 2h20 viajando de carro
Vinhedo é cheia de encantos e faz parte do Circuito das Frutas. Adegas e vinícolas são os principais atrativos turísticos da Cidade, mas também é possível conhecer parques, museus e praças. É lá que tem um castelo no estilo mediaval, famoso nas redes sociais. Outra atração importante da Cidade é a Festa das Frutas e do Vinho, que acontece anualmente.
Continua depois da publicidade
180km de distância, aproximadamente 2h50 viajando de carro
A cidade possui muita cultura advinda do Japão. Por isso, todo mês de maio é realizada a Festa do Kaki Fuyu, que festeja a plantação de cerejeiras e reúne muitas atrações relativas à colheita deste fruto. As famosas “Cerejeiras do Japão” enfeitam a cidade durante os meses de junho e julho. A cidade também é o destino preferido de quem gosta de praticar cicloturismo.
180 km de distância, aproximadamente 2h30 viajando de carro
Continua depois da publicidade
O nome é pequeno, mas lá tudo é maior do que espera. A “Cidade dos Exageros” é conhecida pelos gigantismos em praças e souvenirs, mas também tem sua importância histórica declarada em cada cantinho. Além disso, é possível visitar parques, fazendas e conhecer parte da Cidade com o roteiro de trem.
205 km de distância, aproximadamente 2h40 viajando de carro
Quem sonha em pular de paraquedas ou fazer um passeio de balão já ouviu falar de Boituva, que fica a 30 km de Sorocaba. A cidade é conhecida por ter muitas opções de passeio, principalmente para os mais aventureiros. Por lá, além de ter o maior centro de paraquedismo da América Latina, também tem muitos parques e fazendas para visitar.
Continua depois da publicidade
220 km de distância, aproximadamente 2h50 viajando de carro
A cidade das flores é considerada uma das cidades mais bonitas de São Paulo. Conhecida como “a Holanda do Brasil”, Holambra é perfeita para quem curte passeios ao ar livre, gastronomia de primeira, arquitetura diferenciada e muitas flores, por todos os cantos. Ainda mais na primavera, quando a Expoflora atrai milhares de turistas ao município.
230 km de distância, aproximadamente 3h viajando de carro
A cidade tem uma das mais belas paisagens naturais da serra da Mantiqueira. Santo Antônio do Pinhal é uma estância climática com vocação para o turismo rural, ecológico e de aventura. Também é um paraíso dos amantes de esportes radicais como vôo livre, paraglider e asa-delta.