Castelo do Jardim Casqueiro é o sonho do empresário Ivanio Batista dedicado a Santa Tereza D'Ávila / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
Quem passa pela Avenida Beira Mar, no Jardim Casqueiro, se encanta não só pela paisagem, mas também pelo ponto turístico criado pelo empresário Ivanio Batista: um castelo no quintal de casa. O sonho de menino do cubatense virou uma das grandes atrações turísticas de Cubatão, despertando o interesse não só de curiosos que posam para selfie com o imóvel de fundo, mas também de portais de notícia - nacionais e internacionais - e produtoras de cinema.
A reportagem do Diário do Litoral esteve no local e documentou tudo o que Ivanio tem feito para transformar o lar onde mora com a esposa e dois filhos em um castelo com tudo o que um rei tem direito: coroa, trono, espadas, salão de mármore e móveis ao estilo medieval.
Continua depois da publicidade
A ideia de construir o próprio castelo partiu de um sonho que Ivanio teve com a Santa Tereza D’Ávila, conhecida como a Doutora da Igreja.
Na época, ele enfrentava dificuldades financeiras e prometeu à santa que construiria um castelo caso ele tivesse sua necessidade atendida. O pedido concedido lhe rendeu a possibilidade de, literalmente, construir o próprio castelo.
Continua depois da publicidade
Boa parte das peças que Ivanio pensa para o castelo ou são produzidas do zero por fornecedores parceiros - geralmente, desenhados por ele - ou são adquiridas em buscas constantes em sites de venda na Internet. Estas buscas também rendem novas ideias para o rei.
O cubatense ama os grandes clássicos do cinema e mantém no castelo uma sala de jogos repleta de filmes e pôsteres dos títulos preferidos.
O castelo do Jardim Casqueiro já serviu de cenário para o filme “Pedágio”, drama brasileiro dirigido e roteirizado por Carolina Markowicz. Segundo Ivanio, a equipe da produção passou de helicóptero e decidiu adotar o imóvel como locação para a história, que é toda ambientada em Cubatão.
Continua depois da publicidade
Em meio às buscas para decorar seu castelo, Ivanio Batista encontrou uma peça rara: um piano vertical de 1879. O item não só decora a sala de jantar do castelo como também é o instrumento das aulas de piano que o rei faz questão de praticar.
Os projetos de peças exclusivas para o castelo, como as três torres que são avistadas de longe, são de autoria do próprio rei, que usa sua experiência como presidente de escola de samba para em “alegorias” para a residência.
Um dos cômodos do castelo foi transformado em um salão de mármore. No lugar, é possível encontrar 32 réplicas de obras de arte famosas e dois leões de “bronze” fazendo guarda para o trono do rei.
Continua depois da publicidade
As escadas que se movem em Hogwarts inspiraram as escadarias que dão acesso ao Salão de Mármore. No local também é possível encontrar espadas inspiradas no filme.
Apesar do sucesso, o castelo de Rei Ivanio I não é aberto para visitação. O empresário tem a ideia de abrir poucas exceções para receber estudantes futuramente, mas é só. Ele faz questão de dizer que fez o castelo para seu bel prazer e de sua família.
O castelo, com mais de 1 mil metros quadrados de extensão, pode ser visto de cidades vizinhas, como São Vicente, ainda mais durante a noite, quando a residência recebe uma iluminação especial.
Continua depois da publicidade
Ivanio está preparando mais detalhes para deixar a residência com mais cara de castelo. Na parte externa do castelo, além de pintar os muros com “súditos” que rodeiam o local, o rei está instalando arandelas, leões de ferro, coroas e estátuas gregas.
Nos planos do empresário ainda têm um dragão de 13 metros em cima das torres e estátuas de guardas romanos em frente a entrada principal.
Confira a visita que o Diário do Litoral fez ao castelo em setembro de 2023:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade