Cultura

Fado, música portuguesa e chorinho são novas atrações nas noites do Centro Histórico de Santos

Nesta quarta, a apresentação musical fica sob o comando de Larissa Lima, fadista de São Paulo, que desce a Serra especialmente para cantar para santistas e turistas

Da reportagem

Publicado em 02/02/2022 às 10:45

Atualizado em 02/02/2022 às 13:09

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Fado, música portuguesa e chorinho são novas atrações nas noites do Centro Histórico de Santos / Divulgação/ Prefeitura de Santos

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A noite do Centro Histórico de Santos está ganhando novas atrações. Acreditando no novo momento e no potencial da região, o Restaurante Tasca do Porto (Rua XV de Novembro, 115), referência em gastronomia lusitana, já estendeu o horário de funcionamento nas quintas, sextas e sábados até as 23 horas e vem atraindo cada vez mais público com música portuguesa e chorinho ao vivo. A novidade agora é a Noite do Fado, que retorna nesta quarta-feira (2), no estabelecimento.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Carreata percorre ruas de Santos em homenagem a Iemanjá nesta quarta-feira

• Telhado desaba no Colégio São José e duas crianças ficam levemente feridas

• Santos abre 150 vagas para escola de skate gratuita

A noitada típica com o fado, o som que é sinônimo de Portugal e retrata a alma e as emoções em forma de canção, será realizada toda primeira quarta-feira do mês.

Nesta quarta, a apresentação musical fica sob o comando de Larissa Lima, fadista de São Paulo, que desce a Serra especialmente para cantar para santistas e turistas. Ela será acompanhada por Gustavo de Medeiros, no violão de sete cordas, e Wallace Oliveira na guitarra portuguesa. Essa, inclusive, será a última apresentação de Wallace no País.

Continua depois da publicidade

"Depois, ele segue para uma turnê pela Europa. É um guitarrista jovem que está crescendo muito no cenário da música", conta o gerente do restaurante, Guilherme Brum, que fundou a casa junto com o sócio, André Losada, há nove anos.

Vale destacar que o gênero musical virou Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2011. "A gente já realizava a Noite do Fado na casa e era um sucesso. Paramos por conta da pandemia da covid-19 e agora estamos retomando, seguindo todos os protocolos sanitários", diz Guilherme.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para a Noite do Fado, é preciso fazer reserva pelo telefone ou pelo WhatsApp (13) 3219-4280, das 11h às 16h. O convite custa R$ 20,00. O restaurante abre às 20 horas.  "O show tem início às 22 horas. Então, entre 20h e 22h, as pessoas podem jantar com calma e depois é só curtir o fado de forma bem típica. A gente deixa o ambiente à luz de velas", acrescenta.

Continua depois da publicidade

HORÁRIO ESTENDIDO 

De domingo a quarta, o funcionamento do restaurante é das 11h às 16h. Já de quinta a sábado, o estabelecimento inovou, estendendo o horário, que ocorre das 11h às 23h. O "pedacinho de Portugal" se transforma em opção para um happy hour ou um jantar no Centro Histórico. 

Os amantes da culinária portuguesa poderão degustar desde o tradicional bolinho de bacalhau a pratos como bacalhau à casa (bacalhau levemente empanado e frito, servido com batatas portuguesas e arroz branco) ou o arroz de bichos (arroz de frutos do mar).

Continua depois da publicidade

APOSTA NO CENTRO HISTÓRICO

Às sextas e aos sábados à noite, a atração é a música ao vivo, a partir das 20h. O couvert custa R$ 5,00. Aliás, as alterações são outra novidade e também uma aposta no Centro Histórico. "Agora é a hora da retomada e o Centro está em um novo momento. O pessoal está entusiasmado. Houve os eventos no ano passado, como Festival Santos Café, Primavera Criativa e Universo Geek, por exemplo,  que ajudaram no movimento da casa e foram um sucesso. Então, a gente está apostando e acompanhando o movimento da Prefeitura. Por isso, estamos com esse novo horário", diz Guilherme.

TURISTAS APROVAM: "PEDACINHO DE LISBOA"

Continua depois da publicidade

Cariocas e visitando o Centro Histórico pela primeira vez, o administrador Luiz Basile, 48 anos, e a publicitária Ursula Provenzano, 25 anos, descobriram, durante o passeio, o restaurante e se renderam aos pratos e doces típicos portugueses. "Foi uma descoberta muito interessante. Dá para ter a sensação de estar em um pedacinho de Lisboa", diz Luiz.

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software