Cultura

Escolas de samba de SP esperam realizar Carnaval 2022 em fevereiro

O evento ainda não foi confirmado oficialmente, porém com a vacinação dos adultos adiantada, a prefeitura da Capital anunciou que criou comissões para a realização de festividades - que inclui o Natal, Réveillon e até o próprio Carnaval

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 27/09/2021 às 09:10

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Mocidade Alegre apresentou o enredo / Ricardo Matsukawa/UOL/Folhapress

Continua depois da publicidade

As escolas de samba de São Paulo estão na expectativa de realizarem o Carnaval de 2022 em fevereiro. O evento ainda não foi confirmado oficialmente, porém com a vacinação dos adultos adiantada, a prefeitura da Capital anunciou que criou comissões para a realização de festividades - que inclui o Natal, Réveillon e até o próprio Carnaval. O último desfile no Sambódromo do Anhembi foi em 2020. Na ocasião, a Águia de Ouro foi campeã pela primeira vez do grupo especial em 43 anos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Apesar da data ainda não ter sido confirmada, as escolas não deixaram de trabalhar em seus barracões. “Os trabalhos nunca foram paralisados e seguimos com os nossos cronogramas. Dependemos de todo um protocolo sanitário para que o evento aconteça, e claro, que a vacinação avance. Estamos discutindo os desfiles para fevereiro”, disse o presidente da Acadêmicos do Tatuapé, Eduardo dos Santos. A escola da zona leste já foi bicampeã (2017 e 2018) do carnaval de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Prefeitura de São Paulo autoriza preparativos para o carnaval 2022

• Marcelo Adnet homenageia Paulo Gustavo com samba-enredo para Carnaval 2022

• Carnaval do Rio 2022 já tem mais de 300 pedidos de pré-reserva de camarotes

Eduardo também disse à Gazeta que os desfiles serão históricos. “Será um momento único e histórico. Teremos muito a celebrar. Os desfiles em fevereiro serão uma grande celebração da vida. Uma grande aglomeração de solidariedade e tradição que festejará o fim desta tragédia”, complementou.

A presidente da Mocidade Alegre, Solange Cruz, também compartilha da mesma ansiedade que o comandante da Acadêmicos do Tatuapé. “A saúde sempre vem em primeiro lugar. Agora, que estamos respirando melhor para falar de Carnaval. Hoje já temos uma perspectiva, e acreditamos que sim, que pode ser em fevereiro. Estamos em pleno trabalho para um grande espetáculo. Será um Carnaval em que todos entram com o troféu da vitória. Independentemente de classe social, todos sofreram com esse vírus. Foi uma questão de sobrevivência”, ressaltou Solange.

Continua depois da publicidade

A Mocidade Alegre, escola do bairro do Limão, zona norte da Capital, é uma das mais tradicionais de São Paulo. A agremiação reúne 10 títulos no grupo especial.

Procurada, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) não confirmou a festa para fevereiro. Mas, divulgou uma nota oficial em seu site ligasp.com.br.

“Recebemos com esperança e otimismo a notícia de que a Prefeitura de São Paulo planeja liberar as festas de Réveillon para a próxima virada do ano e Carnaval em 2022 na cidade. Durante os últimos 17 meses, as escolas de samba de São Paulo cumpriram o seu papel enquanto entidades sociais e intensificaram suas ações solidárias para amenizar os efeitos socioeconômicos da quarentena nas comunidades. Por isso, o caminho é, nos preparando para quando fevereiro chegar, fazendo a cadeia produtiva do Carnaval andar, gerando empregos nas agremiações e também esperança para os setores de turismo, comércio e alimentação”.

Continua depois da publicidade

 

ORDEM DOS DESFILES

Em dezembro de 2020, a Liga realizou um sorteio que definiu a ordem dos desfiles das escolas de samba do grupo especial para o Carnaval 2021. A organização não confirmou se a ordem sofrerá alteração para o ano que vem.

Continua depois da publicidade

Ficou estabelecido na ocasião que na primeira noite (sexta-feira) desfilam: Acadêmicos do Tucuruvi, Colorado do Brás, Mancha Verde, Tom Maior, Unidos de Vila Maria, Acadêmicos do Tatuapé e Dragões da Real.

Já no sábado desfilam: Vai-Vai, Gavioes da Fiel, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Barraca Zona Sul, Rosas de Ouro e Império de Casa Verde.

 

Continua depois da publicidade

RIO DE JANEIRO

O Carnaval do Rio de Janeiro também é um dos eventos mais tradicionais do País. Com a aceleração do calendário de vacinação na cidade do Rio de Janeiro, a Liga Independe das Escolas de Samba (Liesa) avalia realizar os desfiles nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2022 com 70 mil pessoas (entre funcionários da Liga e das escolas de samba), na Marquês de Sapucaí.

Não está prevista a redução de desfilantes e a tendência é que o público possa acompanhar os desfiles pela tradicional arquibancada. O desfile das campeãs foi marcado para o dia 5 de março.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software