Cultura

Diário do Litoral premia vencedores do I Concurso de Poesia

Cerimônia inaugura espaço de eventos do DL. Os três primeiros colocados receberam diplomas e um cheque cada um

Publicado em 15/08/2014 às 10:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Diário do Litoral premiou, na noite de ontem, os vencedores do I Concurso de Poesia. A cerimônia de entrega ocorreu no Espaço de Eventos do jornal. Os três primeiros colocados receberam diplomas e um cheque cada um.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A recepção foi prestigiada pela deputada federal Maria Lúcia Prandi, pela ex-secretária de Cultura da Prefeitura de Guarujá, a ex-deputada federal e estadual Mariângela Duarte, e pelo ex-secretário de Cultura de Santos, Carlos Pinto.

O poema “Soneto de Amor Imperfeito”, de Paulo Franco, foi o primeiro colocado. Paulo é professor de Língua e Literatura do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) Valberto Fusari, de Ribeirão Pires. “A poesia é a tradução mais profunda da própria existência”, disse Paulo, de 54 anos, que escreve desde os 12.   

O poema “Cordel”, do funcionário público Guilherme Cardoso Antunes, de 30 anos, foi o segundo colocado no concurso. “Este prêmio representa o reconhecimento da poesia mais do que do poeta, como uma dimensão essencial do ser humano”, disse ele.

Continua depois da publicidade

O Diário do Litoral premiou, na noite de ontem, os vencedores do I Concurso de Poesia (Foto: Luiz Torres/DL)

Em terceiro lugar ficou o poema “Clandestina”, de Natasha Felix. Para a estudante de 17 anos, receber esse prêmio é “um começo”, uma abertura maior para eu mostrar o meu trabalho”, e continuou: “É bom estar num ambiente que você sente que as pessoas estão na mesma sintonia que você. Pessoas diferentes, de idades diferentes”, concluiu.

Ao todo, 150 pessoas inscreveram 347 poesias, no período de abril a maio. Destes, 20 poetas foram selecionados. Os participantes são oriundos de diversos estados do Brasil e até de Portugal. As obras foram enviadas por carta ou e-mail. 

Continua depois da publicidade

O objetivo do concurso foi reconhecer talentos e estimular novos poetas que tiveram seus trabalhos divulgados no Portal do Diário do Litoral (www.diariodolitoral.com.br).

Segundo a jornalista e poetisa Vanessa Campos Ratton, coordenadora do concurso, “o júri teve um grande desafio pela qualidade dos trabalhos”. As 20 poesias que foram selecionadas para a segunda etapa tiveram depois que passar pelo crivo dos internautas leitores do Diário do Litoral, sendo que cada um pode votar apenas em uma poesia através de e-mail. A nota do júri correspondeu a 50% e dos leitores a mais 50%.

“A gente fica com a certeza de que fizemos a coisa certa”, afirmou Vanessa Ratton ao comemorar o número de participantes.

Continua depois da publicidade

O diretor-presidente do Diário do Litoral, Sergio Souza, ressaltou que a noite foi de celebração para o jornal. “Hoje, realizamos o nosso primeiro concurso de poesia que, a partir de agora, será realizado todos os anos, e também estamos inaugurando essa nossa sala, onde serão celebrados outros tantos eventos”, disse.

O número de participantes surpreendeu o diretor do jornal e vai ao encontro do plano de fomento cultural da empresa, por meio da Diretoria de Marketing, que vem realizando uma série de eventos este ano. “Os jornais estão numa fase de se reinventarem e o Diário do Litoral está sendo bem sucedido na conquista de novos leitores”, afirmou Sergio Souza.

“É uma satisfação enorme reunir poetas neste concurso que é o primeiro de muitos”, afirmou a editora-chefe do DL, Tatyane Casemiro.

Continua depois da publicidade

“O concurso foi um sucesso, outros virão. Estou muito feliz com mais essa realização do Diário do Litoral”, declarou o diretor de Marketing do DL, José Liberado Junior.

“Quero louvar a postura do Diário do Litoral de promover a cultura, num momento em que poucos fazem. É uma atitude louvável. Parabéns!”, declarou o ex-secretário de Cultura de Santos e articulista do DL, Carlos Pinto.

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software