Cultura
Comemoração no dia 30 de outubro não só homenageia o ator, que faleceu devido a complicações provocadas pela Covid-19, mas também todos os artistas do gênero no país
O ator Paulo Gustavo morreu em maio, aos 42 anos, vítima de covid-19 / Divulgação
Continua depois da publicidade
O aniversário do falecido ator e humorista Paulo Gustavo, no dia 30 de outubro, agora é oficialmente o Dia do Humor no Rio de Janeiro. A sanção do governador Cláudio Castro à Lei 9440 de 2021, que conta com a nova data comemorativa no calendário oficial do estado, foi publicada nesta terça-feira (26) pelo Diário Oficial.
A lei de autoria do presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), não só homenageia o ator, que fez história na TV e no cinema, tornando-se referência do humor, - e que infelizmente faleceu no dia 4 de maio deste ano, aos 42 anos, devido a complicações provocadas pela Covid-19 - mas também agracia todos os artistas do gênero no país.
Continua depois da publicidade
“Nosso objetivo é eternizá-lo no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro e promover uma celebração ao ato de fazer rir, reconhecendo a importância que a comédia tem na vida dos cidadãos fluminenses e a sua potência para transformar o mundo e as pessoas para melhor. A empatia e o carinho que conquistou do público também promoveram o combate à discriminação, já que Paulo conseguia por meio de humor e do riso levar uma mensagem de tolerância e respeito”, declarou Ceciliano.
O texto diz ainda que, na data, “o mau humor fica banido no Estado do Rio de Janeiro” e lembra que Paulo Gustavo imortalizou a frase: “Rir é um ato de resistência”.
Continua depois da publicidade