Cubatão

Urbanização da Vila Esperança, em Cubatão: inicia segunda fase da obra

Ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira (21) para a construção de mais 894 unidades habitacionais

Da Reportagem

Publicado em 22/06/2023 às 08:37

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Maior núcleo habitacional de Cubatão com cerca de 30 mil moradores / Divulgação/PMC

Continua depois da publicidade

Cubatão dá mais um passo importante para a continuidade da urbanização da Vila Esperança. Foi assinada hoje (21), a ordem de serviço para execução da segunda fase da obra, que compreende a construção de mais 894 unidades habitacionais. A primeira fase, 116 moradias de interesse social, já está adiantada. No total serão 1.010 apartamentos que abrigarão moradores do bairro, dentro do Programa 'Vida Digna'.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O documento do 'autorizo' foi assinado nesta quarta-feira por Marcelo Cardinale Branco, secretário Estadual de Habitação, que destacou a parceria com a Prefeitura de Cubatão que cedeu a área de 30 mil m² para que o Governo do Estado, por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), construísse os empreendimentos. "Parte desses apartamentos irá receber famílias que hoje vivem em palafitas na Vila Esperança. A remoção de pessoas de áreas de risco, oferecendo qualidade de vida e segurança, é uma prioridade do nosso governo", afirmou Marcelo Branco.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Alunos de Cubatão têm aulas de teatro em projeto do 'Kaos'

As moradias vão abrigar, também, ex-moradores da Vila Caic, removidos justamente deste terreno. "A urbanização da Vila Esperança não é apenas uma obra, um investimento; é a concretização do sonho de integralizar esse bairro à Cidade. Além das unidades habitacionais, o espaço vai contar com duas escolas, áreas de lazer, toda a infraestrutura de bairro – macro e microdrenagem, ruas pavimentadas, água, esgoto, energia. É dignidade para essas famílias", afirmou Ademário.

O prefeito informou que o objetivo do Governo Municipal é zerar o déficit habitacional de Cubatão em 10 anos. A previsão de entrega da primeira fase da urbanização da Vila Esperança é no ano que vem e da segunda fase, em 2026. O investimento total da urbanização do bairro chega a R$ 445 milhões por meio de verbas dos tesouros municipal, estadual e federal.

Continua depois da publicidade

Avenida Perimetral

O prefeito Ademário destacou, também, a audaciosa construção da chamada Avenida Perimetral. Uma via de borda com 9 quilômetros de extensão que nasce na Vila Natal e costura o bairro da Vila Esperança até o seu fim, no local onde atualmente estão situadas as palafitas.

"A perimetral vai garantir mobilidade urbana para esta comunidade e funcionar, ao mesmo tempo, como uma como uma barreira, impedindo novas invasões no mangue", explicou o prefeito Ademário. A Perimetral da Vila Esperança está em fase de licenciamento ambiental, em que estão sendo elaborados os projetos de terraplanagem e drenagem do solo, entre outros, para que após a expedição da licença de instalação, a obra seja licitada ainda nesse ano.

Continua depois da publicidade

O secretário de Governo César Nascimento destacou que o processo é extenso e que vai trazer condições para que essas famílias vivam bem. "Vivemos uma revolução no que tange a habitação em nossa cidade. Vila Esperança, Vila dos Pescadores, construção do Conjunto 'Cubatão K', na Ilha Caraguatá, inúmeros processos de regularização fundiária.. é um marco para Cubatão".

Vila Esperança

Maior núcleo habitacional de Cubatão com cerca de 30 mil moradores. Situada às margens da Rodovia dos Imigrantes e do manguezal, se consolidou por meio de construções irregulares ao longo de décadas. O processo de urbanização do bairro é um marco no município, consolidando a política habitacional implantada na cidade desde 2017.

Continua depois da publicidade

"É um processo longo que não se limita à construção de moradias, por isso pensamos um projeto completo que vai das unidades habitacionais à mobilidade urbana, passando por toda infraestrutura de bairro", explica Andrea Castro, secretária municipal de Habitação de Cubatão (Sehab).

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software