Cubatão
Pioneiro programa de turismo industrial é referência no setor e já recebeu mais de 121 mil pessoas somente na fábrica de Cubatão, onde foi criado
Referência no turismo industrial, o 'Fábrica Aberta' desperta a curiosidade dos mais diversos perfis de visitantes / Divulgação/PMC
Continua depois da publicidade
Representantes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cubatão (Comdec) e 14 técnicos de enfermagem do trabalho participaram o de visitas na Unipar, empresa do polo industrial da cidade. Por meio do programa ‘Fábrica Aberta’, os participantes puderam conhecer de perto como a companhia produz em harmonia com o meio ambiente. Neste mês, ainda está prevista a visita de uma turma formada por técnicos de segurança do trabalho.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Referência no turismo industrial, o ‘Fábrica Aberta’ desperta a curiosidade dos mais diversos perfis de visitantes. Desde sua criação, em 1985, mais de 121 mil pessoas já passaram pela fábrica, sendo grupos de moradores da cidade e de diversos outros municípios do Brasil, estudantes de nível médio, técnico e superior, profissionais de diversas empresas e segmentos, além de jovens talentos apaixonados por química, como os finalistas do Estado de São Paulo na Olímpiada Brasileira de Química de 2023.
Para Clodoaldo Rosário, técnico da Defesa Civil de Cubatão, que participou do projeto, o ‘Fábrica Aberta’ é uma grande oportunidade da comunidade conhecer o que a Unipar faz e como faz. “Eu fui estagiário na Unipar por um ano e atuei na área de caldeiraria, que é dentro da estrutura de manutenção, então, é muito legal voltar aqui e ver como tudo está. Eu, como técnico da Defesa Civil, acho muito interessante a preocupação que a Unipar tem com as comunidades ao redor. A visita foi ótima e muito dinâmica, quero voltar logo”, disse.
Continua depois da publicidade
“Temos o propósito de sermos confiáveis em todas as nossas relações e o Fábrica Aberta é um exemplo dessa relação de confiança e transparência com a comunidade e a sociedade como um todo”, afirma Rogerio Catarinacho, diretor da Unipar Cubatão. O programa é realizado em todas as unidades da Unipar – em Cubatão e Santo André, no Brasil, e em Bahía Blanca, na Argentina – e os interessados podem agendar suas visitas pelo site. A ação é coordenada por monitores especializados e conta também com um time de colaboradores aposentados da Unipar que explicam com propriedade o processo de produção das fábricas.
Sobre a Unipar
A Unipar é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul. Se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.
Continua depois da publicidade
A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e também em Bahía Blanca (Ar), além de estar construindo uma nova planta em Camaçari (BA). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais. Em 2023, a Unipar aderiu ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e foi reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como empresa Pró-Ética, selo que identifica as empresas que mantêm políticas avançadas de governança e integridade.
Continua depois da publicidade