Fotos do Píer do Jardim Casqueiro pronto foram publicadas nas redes sociais do prefeito Ademário / Divulgação/PMC
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Cubatão realizou reunião de trabalho nesta sexta-feira (15) em ambiente institucional diferente do tradicional: todo secretariado municipal participou do encontro no Píer do Casqueiro, juntamente com representantes de lideranças comunitárias. O motivo é que ali estão em andamentos as obras do Parque Linear, um complexo de equipamentos públicos que tem início na Ilha Caraguatá seguindo até a Praça do Jamboleiro, na Vila Ponte Nova. O investimento total, até a finalização da obra, é R$ 37 milhões.
Continua depois da publicidade
Para que os trabalhos ocorram de maneira tranquila, o Píer do Casqueiro ficará fechado por 60 dias, de acordo com o secretário de Governo César Nascimento. "Essa medida tem o objetivo de evitar acidentes, já que a área em frente ao Píer se tornou um canteiro de obras. Relatos de furtos de materiais e danos ao patrimônio neste equipamento público também motivaram a interdição e vamos aproveitar para realizar manutenção completa do Píer, incluindo a preventiva", disse.
Continua depois da publicidade
César Nascimento também informou que o Píer contará, com uma pequena base da Guarda Civil e será monitorado por câmeras junto a outros equipamentos do mesmo tipo, espalhados por toda a cidade. O Centro Operacional de Monitoramento Eletrônico (Cope) será interligado com as Polícias Militar e Civil, ampliando o número de câmeras das atuais 85 para 700 em todo o município.
Parque Linear, novo cartão postal – O encontro também serviu para divulgação oficial das melhorias que integrarão o Parque Linear. Nesse sentido, o prefeito Ademário Oliveira explicou que a obra, gigante, vai modificar completamente o cenário da av. Beira-Mar. "O Parque Linear revitaliza completamente essa área e compreende construção de ciclovia, pista de skate com medidas oficiais, brinquedos, academia de ginástica adaptada ao ar livre, quadras esportivas, prédios que vão abrigar delegacia civil e da mulher, centro de convivência, escola de canoagem, tudo isso interligado à paisagem do Píer". A obra chega até a entrada da Ilha Caraguatá que receberá uma praça moderna, recheada de equipamentos de lazer.
Continua depois da publicidade
Já a Praça Independência, no coração do Jardim Casqueiro, também está passando por uma transformação. Será redesenhada com fonte interativa, bancos, brinquedos e diversas paisagens instagramáveis. "Esperamos entregar a primeira fase dessas obras até o início do ano que vem. E quando finalizadas, com tudo isso, o Parque Linear será mais um cartão postal de Cubatão", afirmou o prefeito, completando que "fora desse complexo, mas nesse bojo de ações concretas, ainda está a revitalização da rua das Torres , além de outras obras que também serão feitas no Jardim Casqueiro".
Vale lembrar que a Prefeitura divulgou recentemente link que dá acesso a um passeio virtual em 3D com o resultado das obras do Parque Linear do Jardim Casqueiro. Para embarcar nessa viagem virtual, acesse: https://www.criandotecnologia.com.br/tourvirtual/jardimcasqueiro1/.
Continua depois da publicidade
Participação popular – A reunião do gabinete itinerante também tratou de diversos assuntos envolvendo as secretarias municipais. Os responsáveis pelas pastas expuseram os trabalhos de suas respectivas áreas diante de uma plateia composta por representantes da sociedade civil organizada, entre eles da Sociedade de Melhoramentos do Casqueiro (Someca), do Conselho Municipal de Segurança (Comseg), influenciadores digitais e veículos de imprensa da Região. Desta forma, foi possível interagir com a comunidade e transmitir as ações do Governo nas diversas áreas da administração. Educação, Obras, Manutenção Urbana e Serviços Públicos, Habitação, Segurança Pública e Cidadania foram as secretarias mais abordadas. As pessoas esclareceram dúvidas com os secretários e sobre as ações implementadas pelo Governo.
Continua depois da publicidade
O encontro também prestigiado pelo vice-prefeito Ivan Hildebrando, lideranças comunitárias e pelos vereadores Afonsinho, Alexandre Topete e Rafael Tucla.
Continua depois da publicidade