A expectativa é que o equipamento se torne um dos principais pontos turísticos e de lazer da Cidade / Nair Bueno/ DL
Continua depois da publicidade
Com entrega prevista para dezembro do ano passado, o Píer do Novo Casqueiro, em Cubatão, está com suas obras há meses paradas. A promessa era que o equipamento se tornaria um dos principais pontos turísticos e de lazer de Cubatão neste verão. As obras teriam que estar avançando na margem do Rio Casqueiro.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, a Terracom, que está executando os serviços, solicitou aditivo no contrato, aumentando os custos para a Prefeitura, o que causou a paralisação da obra. Após várias tratativas, o contrato não foi alterado e não vai onerar a Prefeitura.
Além disso, a pandemia, principalmente no ano passado, também foi um fator que impediu a continuação da obra.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo a Administração, a previsão é que as obras sejam retomadas na segunda quinzena de novembro. A Secretaria de Obras prevê a conclusão para final de dezembro/início de 2022.
O projeto é formato de uma onda gigante paralela à Avenida Beira-Mar. O píer avançará 70 metros sobre o leito do Rio Casqueiro, na altura do Cantinho dos Aposentados, e "flutuará" sobre as águas por cerca de 240 metros, até se conectar novamente ao novo calçadão da orla, junto ao 2º Distrito Policial.
São 160 estacas, sendo 32 metálicas e as demais em concreto protegido contra a ação do tempo. Com largura média de 5 metros, a passarela contará com piso pré-moldado de 25 centímetros de espessura. A estrutura teria um revestimento especial para não absorver o calor e tornar o local mais agradável aos visitantes
Continua depois da publicidade
Terá floreiras, pergolados e "árvores" para captação de energia solar. O píer foi projetado para oferecer conforto aos pescadores, mas também poderá ser utilizado por embarcações. O guarda-corpo em vidro temperado de 10 milímetros será montado com estrutura de aço inoxidável reforçada ao longo de todo o perímetro, terá um total de 2.500 metros quadrados.
ERAM TRÊS.
Além do Rio Casqueiro, a partir da Avenida Beira Mar, defronte à Praça Independência, o projeto contemplava outro em frente à Ilha Caraguatá, e um terceiro defronte ao Jardim Nova República, na formação lagunar do Rio Laranjeira. Mas a Prefeitura informou que, atualmente, o projeto envolve apenas o píer do Jardim Casqueiro.
Continua depois da publicidade
Os equipamentos que fariam o conjunto no Jardim Casqueiro seriam parte de ampla reforma urbanística da Praça Independência, compreendendo cerca de três quilômetros da avenida da orla. Haverá um píer avançando 70 metros sobre as águas e um deck de 500 metros, com um centro de lazer sobre a água e espaços para raia olímpica, sem impactar a circulação de barcos de turismo ou de pesca artesanal.
Já o conjunto da Ilha Caraguatá seria instalado à direita da pista da Rodovia dos Imigrantes, sentido São Vicente, e previa ser um atrativo em apoio às empresas náuticas instaladas no local, que operam com locação de barcos para turismo náutico e ecológico, além de pesca esportiva e observação de fauna e flora dos manguezais. Situado em região lagunar defronte ao Jardim Nova República (Bolsões 7, 8 e 9), o terceiro píer teria também um centro de lazer