Cubatão
Desde a inauguração, moradores denunciam problemas causados como vandalismo e falta de segurança no local; local terá câmeras de monitoramento
Vândalos roubaram os registros do Píer do Jardim Casqueiro / Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade
A ação de vândalos no novo Píer do Jardim Casqueiro, em Cubatão, tem sido uma dor de cabeça para a Prefeitura. Desta vez, os registros e os ralos dos chuveirinhos instalados no local foram levados. Desde a sua inauguração, no dia 31 de dezembro de 2022, o local sofre com ocorrências que poderiam ser evitadas com zelo, monitoramento e policiamento local.
A reportagem do Diário do Litoral estava em outras pautas no Jardim Casqueiro, na tarde desta quinta-feira (16), e pode confirmar a presença de policiais na imediação da Praça Independência, onde o equipamento está situado. No entanto, o policiamento não inibiu o vandalismo.
Continua depois da publicidade
Um munícipe revoltado encaminhou vídeo e fotos do problema à reportagem do Diário do Litoral questionando o policiamento local e cobrando pelas câmeras de monitoramento. Na página da Cidade, Cubatão Mil Grau, as reclamações são diversas. "Os Guardas Municipais precisam rondar mais as áreas e não ficar só batendo papo na entrada. Roubaram debaixo do nariz deles", reclamou Marcelo Di Souza. Além de muitos comentários de "até que demorou", outro morador constatou: "se colocar câmera, roubam também", lamenta Felipe Bernardo.
Em janeiro deste ano, a Prefeitura afirmou que iria agilizar a colocação de câmeras de monitoramento no local para proporcionar mais segurança e coibir a ação de vândalos no local. Através da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, a Administração também informou a pasta à época que foi solicitado apoio mais efetivo da PM durante a madrugada para intimidar possíveis vândalos.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura também lamentou que a população não siga as orientações corretas para um bom uso do espaço. "De fato, as recomendações para que a população não ande de skate, nem de bicicleta ou jogue bola no píer nem sempre surtem efeito. Mesmo com a presença permanente da GCM ou da PM no local, algumas pessoas desafiam as orientações e acabam causando esse tipo de dano ao patrimônio público", explicou a Administração.
Ainda segundo a Prefeitura, a população pode denunciar quando perceber atitudes impróprias acionando a guarda pelo 153 ou a PM pelo 190. Já em relação ao prejuízo, a Secretaria de Manutenção Pública explicou que está realizando orçamento dos danos causados, e, por enquanto não há uma previsão de reparo estabelecida.
Sobre o ocorrido na tarde desta quinta-feira (16), a reportagem do Diário do Litoral pediu retorno da Prefeitura, mas ainda não obteve retorno até o publicação desta matéria.
Continua depois da publicidade