Cubatão
Em 28 de setembro, HMC recebe visita dos cães Mel e Boris que percorrem hospitais com o intuito de oferecer amor e alegria aos pacientes
Hospital Municipal de Cubatão recebe, nesta quinta-feira (28) às 14h, a vista dos mascotes Mel e Bóris / Divulgação/PMC
Continua depois da publicidade
A terapia assistida por animais, mais conhecida como ‘pet terapia’, é um método de intervenção terapêutica que consiste em tratamentos complementares realizados com o apoio de animais treinados e cuidados para este fim com segurança técnica e higiene. E o Hospital Municipal de Cubatão recebe, nesta quinta-feira (28) às 14h, a vista dos mascotes Mel e Bóris, dois cãezinhos que já participam da atividade. A iniciativa faz parte do programa de humanização da assistência com o movimento de comunicação não violenta e humanizada, adotado pelo Hospital Municipal de Cubatão (HMC) conforme orientação da Prefeitura de Cubatão.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
“Especialistas garantem que os cães, além de proporcionarem momentos de alegria e relaxamento, são capazes de influenciar positivamente no tratamento. Por isso decidimos adotar essa estratégia, que vai ao encontro do projeto de humanização na Saúde implementado no HMC”, revela o diretor técnico do Hospital, dr. Newton Tomio Miyashita.
Ainda de acordo com o diretor técnico, estudos comprovam que a terapia com animais influencia nos aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos dos pacientes. “São inúmeros os benefícios da ‘pet terapia’, seja qual for o motivo da internação. As visitas são sempre inesquecíveis e envolvem muita afetividade e estímulos sensoriais. Além de favorecer o processo de recuperação de pessoas internadas, a presença dos pets pode melhorar o humor e bem-estar, reduzir a ansiedade e ajudar a encurtar a duração da internação”, complementa.
Continua depois da publicidade
De acordo com a direção do HMC, administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura, as visitas pets serão regulares e a ideia é que, uma vez ao mês, Mel e Bóris marquem presença no hospital.
A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. Em Cubatão, a Secretaria Municipal de Saúde adota essa prerrogativa em todos os seus serviços.
‘Pet terapia’ no Hospital Municipal de Cubatão (HMC)
Continua depois da publicidade
Dia 28/9, quinta-feira, às 14 horas
Av. Henry Borden, s/nº
Continua depois da publicidade