A última edição do Limpa Rio ocorreu em dezembro do ano passado / Divulgação Associação Limpa Rio
Continua depois da publicidade
Neste domingo, dia 16, os pescadores artesanais do Jardim Nova República, em Cubatão, realizaram mais um mutirão de limpeza dos rios e manguezais da Cidade. Organizado pela Associação Limpa Rio, a ação começou às 8 horas. A concentração foi na Rua Amaro Manoel dos Santos, número 1, no próprio bairro, local conhecido como Recanto do Pescador.
O evento era aberto ao público. “É uma ação que realizamos há 20 anos. Os pescadores se unem para ajudar a preservar os nossos rios e manguezais. Todos estão convidados para participar do nosso Limpa Rio”, contou o pescador e um dos fundadores da associação, Nelson Brito.
Continua depois da publicidade
A última edição do Limpa Rio ocorreu em dezembro do ano passado, quando cerca de uma tonelada de lixo foi retirada do estuário. Entre os materiais, os voluntários encontraram pneus de caminhão, sofás, seringas usadas, pinos de cocaína e os mais variados detritos que deveriam ser encaminhados à reciclagem ou aterro sanitário.
Como em todas as edições, após a limpeza do mangue, é servido um almoço para quem trabalhou, onde o prato principal são os peixes e frutos do mar. “Além de fazer o bem para a natureza, aproveitamos o Limpa Rio para unir todos aqueles que amam nosso manguezal em um grande almoço. Isso serve para mostrar como o estuário é fonte de alimento e geração de renda para muitas famílias”, completa o pescador. Esta edição do Limpa Rio conta com o apoio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Centro de Integração e Desenvolvimento da Baixada Santista (CIDE).
Continua depois da publicidade