Projeto integra o Programa Juntos pela Cultura, do Governo do Estado / Divulgação/PMC
Continua depois da publicidade
Pelo menos 50 crianças e adolescentes da cidade (Escola Estadual Parque dos Sonhos – Bolsão Nove – e Associação Cultural Zabelê) participaram de uma oficina de grafite no Parque Anilinas e ajudaram a terminar um dos murais do Projeto Traço Forte nesta quinta-feira (16). O projeto integra o Programa Juntos pela Cultura, do Governo do Estado, no qual o município de Cubatão – por meio da Secretaria Municipal de Cultura – se inscreveu e foi contemplado com ações voltadas para a Arte Urbana.
Os artistas cubatenses Marco Tuim, André Luiz e Diogo passaram um mês grafitando muros e espaços amplos do Parque Anilinas com o tema proposto: diversidade cultural. Da imaginação dos artistas surgiram desenhos relembrando as raízes nordestinas de Cubatão, a capoeira, o manguezal, o maracatu, tudo muito colorido. O último mural representou a pós-pandemia, com asas vislumbrando a futura liberdade (que ainda não chegou).
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
"Fico feliz em ver essa meninada contemplando a Arte Urbana, o Hip Hop, e participando de tudo isso. Eu acredito que a arte salva e, é claro, ajuda o jovem a melhorar seu bairro ou sua cidade", comentou Marco Tuim.
Continua depois da publicidade
O secretário de Cultura, Zeca Rodrigues, acredita que o Parque Anilinas representa de maneira eficaz a Arte Urbana na cidade, seja por conta dos murais, das pistas de skate, música e esportes sempre presentes. "Muito bacana essa iniciativa. Fico feliz que todas essas ações estejam acontecendo aqui", disse.
Rodrigues destacou, ainda, a participação do Coletivo Original Hip Hop com demonstração de música por meio de MCs e de dança, com os Bboys. As artistas da Feira Criativa de Cubatão também prestigiaram o evento. "É interessante porque o Projeto Traço Forte deixa um legado que são os murais, disponíveis no Parque para todos apreciem e utilizem como cenário para fotos, por exemplo", completou Zeca.