Evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (14), no Jardim Casqueiro / Thiego Barbosa/PMC
Continua depois da publicidade
O termo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura de Cubatão e o CIDE – Centro de Integração e Desenvolvimento – iniciou na manhã desta segunda-feira (14) a renovação da frota da Operação Delegada de Cubatão com a entrega de 3 viaturas à Policia Militar do Estado de São Paulo. Além da renovação, a frota será ampliada de 9 para 10 viaturas.
Ao entregar as chaves das novas viaturas ao coronel Cassio Araújo de Freitas, comandante da Polícia Militar na Baixada Santista e Vale do Ribeira, o prefeito Ademário Oliveira anunciou o reajuste em torno de 30% aos policiais militares que integram a Operação Delegada no Município. "Com isso, Cubatão fica inserido no contesto das cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista", disse.
Continua depois da publicidade
O prefeito fez questão de salientar a importância das novas viaturas, mas reconheceu que "a competência e a determinação dos homens e mulheres que integram a tropa em Cubatão é que fazem a diferença". Num rápido balanço das ações do governo municipal, Ademário Oliveira afirmou que o grande legado na contribuição da consolidação de políticas públicas de segurança será a Avenida Perimetral e a reurbanização das Vilas dos Pescadores e Esperança, integrando-as definitivamente à cidade. Apesar de reconhecer a impopularidade inicial das intervenções para a reurbanização, Ademário disse que os resultados impactam positivamente na vida do cidadão e deu dois exemplos: "Atualmente a Vila dos Pescadores possui conceito de bairro. Já nos bairros Cota, há mais de vinte anos não se registra uma fatalidade", afirmou Ademário.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram e mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Muitas vidas salvas
"Cada viatura da Polícia Militar salva por ano, em média, dez vidas humanas na luta contra a criminalidade", afirmou o coronel Cássio Araújo de Freitas que destacou a importância da cooperação técnica entre a Prefeitura e as indústrias: "Onde tem segurança tem investimento e, em consequência, empregos".
Ricardo Salgado, que representou o CIDE no evento realizado na Praça da Independência, no Jardim Casqueiro, reafirmou a validade do Termo de Cooperação com a Prefeitura para reforçar as operações diárias da Operação Delegada no município e no Polo Industrial. Falando em nome dos vereadores, Marcos Roberto Silva, o Tinho, afirmou que "a Câmara Municipal não mede esforços quando se trata de garantir a segurança pública" e elogiou o trabalho do prefeito Ademário Oliveira e do capitão Matos Lírio, comandante da 4ª Cia de Cubatão.
Continua depois da publicidade
Participaram do evento secretários municipais, vereadores, representantes de classe, munícipes e o superintendente da Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT), Jeferson da Silva, que reconheceu a importância do convênio firmado entre a Prefeitura e a Polícia Militar: "Uma parceria positiva que reforça a segurança do munícipe em apoio à atuação efetiva da CMT no trânsito da cidade".
Continua depois da publicidade