Cubatão

Moradores da Vila dos Pescadores poderão conhecer plano de urbanização neste sábado (23)

Prefeitura deve apresentar Plano Diretor Urbanístico em encontro na UME Padre Manoel da Nóbrega, no Jardim Casqueiro, a partir das 9h30

Da Reportagem

Publicado em 19/09/2023 às 21:49

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O pré-projeto foi finalizado em junho deste ano e está aberto a alterações / Thiego Barbosa/Arquivo PMC

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Cubatão convida os moradores da Vila dos Pescadores para debaterem sobre o Plano Diretor Urbanístico do bairro. O encontro aberto será neste sábado (23), às 9h30, na UME Padre Manoel da Nóbrega, no Jardim Casqueiro (av. Beira Mar, 1.392). O projeto é capitaneado pela Sehab, a Secretaria Municipal de Habitação.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com a Sehab, a apresentação do Plano Diretor Urbanístico visa à participação popular em todas as etapas do processo. O projeto tem o objetivo de assegurar o direito à moradia adequada e a eliminação de condições de riscos à vida para as famílias residentes naquela localidade, de forma combinada por meio de ações de recuperação e preservação ambiental.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cubatão deve eliminar passagem de nível em três cruzamentos com a ferrovia

• Prefeitura de Cubatão divulga obras do Parque Linear e anuncia interdição momentânea do Píer

• Mulher é atingida na barriga durante tiroteio na Vila dos Pescadores, em Cubatão

O pré-projeto foi finalizado em junho deste ano e está aberto a alterações. É fruto de um estudo de 10 meses realizado por servidores da Sehab em parceria com a Comviva, empresa de Arquitetura e Urbanismo, contratada pela Prefeitura para esta finalidade. O conceito urbanístico do projeto traz uma série de novidades, a começar pela construção de 80 casas flutuantes com estrutura de aço naval e madeira ecológica, totalmente sustentáveis, ancoradas em um píer de acesso.

O projeto contempla, ainda, a construção de moradias de interesse social, dividida em 2 etapas, totalizando 1.329 unidades e a criação de cerca de 650 lotes habitacionais – este processo ainda em estudo. Há previsão de implantação de equipamentos públicos essenciais, como escola, praças, unidade de Saúde e de Assistência Social, áreas de lazer.

Continua depois da publicidade

Mobilidade urbana

O Plano também traz propostas sobre mudanças na mobilidade urbana. A construção do viaduto que ligará diretamente a Av. Tancredo Neves à Vila dos Pescadores já é uma realidade. Há, ainda, a readequação de três passarelas de acesso do bairro ao Jardim Casqueiro, reestruturação da Av. Ferroviária, aberturas de novas vias dentro do bairro e construção de bolsões de estacionamento – esta última, antiga reivindicação da comunidade.

"O trabalho da Sehab teve início quando realizamos o georreferenciamento de toda a Vila dos Pescadores que identificou quantas casas existem, o cadastramento social que levantou o número de famílias que habitam o local e fez um diagnóstico socioeconômico... Pensar a urbanização de um bairro não é somente projetar a construção de moradias de interesse social: há um planejamento gigantesco para que essa comunidade viva com dignidade e permaneça no seu bairro", afirmou Andrea Castro, secretária de Habitação.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software