O Hospital de Cubatão está próximo de conhecer a sua nova gestão / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL
Continua depois da publicidade
Com data marcada para o fim da gestão da Fundação São Francisco Xavier, o Hospital Municipal de Cubatão está mais próximo de conhecer a nova instituição que deverá gerir o local. Segundo a Administração Municipal, uma licitação deverá ser aberta ainda em outubro.
Em fevereiro deste ano, durante audiência pública de saúde que durou mais de seis horas na Câmara dos Vereadores de Cubatão, vários problemas foram discutidos pelos parlamentares a respeito da situação do hospital municipal.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Dois meses depois, os edis aprovaram o relatório da Comissão Especial de Inquérito que investigava irregularidades na gestão da Fundação São Francisco Xavier (FSFX).
Continua depois da publicidade
A situação chegou a uma resolução entre o fim de setembro e o começo de outubro, quando o prefeito Ademário da Silva Oliveira (PSDB) decidiu que a Fundação deixaria o comando do Hospital Municipal de Cubatão. Mesmo com o término da parceria, a gestão foi obrigada, devido a contrato, a permanecer administrando o hospital por três meses e o dia de 30 de novembro ficou marcado como a data final da gestão.
A Administração Municipal explica que não haverá prejuízo de empregos, que serão todos mantidos. Atualmente, o hospital, que é o único na cidade a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), conta com 125 leitos ao todo e 100 são dedicados a cidadãos que não contam com plano de saúde próprio.
Em nota, a Fundação São Francisco Xavier afirma que trabalhará junto das autoridades locais para que a 'passagem de bastão' seja feita da maneira mais adequada.
Continua depois da publicidade