Cubatão

IPTU 2024: contribuintes de Cubatão podem solicitar e emitir carnê pelo aplicativo 'Sou Cidadão'

No app, munícipe ainda pode realizar pagamentos via Pix

Da Reportagem

Publicado em 14/12/2023 às 18:20

Atualizado em 14/12/2023 às 18:38

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Cubatão se destaca como a primeira cidade da região a oferecer o carnê do IPTU através de um aplicativo / Freepik/PMC

Continua depois da publicidade

Um salto tecnológico que marca a Baixada Santista. Desde janeiro deste ano, o aplicativo ‘Sou Cidadão Cubatão’ tem facilitado e revolucionado o acesso do contribuinte cubatense a serviços essenciais. Com a iniciativa, é possível consultar e pagar tributos diretamente do seu celular, seja você usuário dos sistemas operacionais Android ou iOS.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Cubatão se destaca como a primeira cidade da região a oferecer o carnê do IPTU através de um aplicativo. Nele, os munícipes podem explorar funcionalidades, começando com a consulta de imóveis registrados no CPF e verificação dos débitos de IPTU, com opção de efetuar o pagamento de forma prática e rápida.

Uma novidade importante é a possibilidade do contribuinte optar pelo recebimento do carnê de IPTU de 2024 e dos exercícios subsequentes no aplicativo, com possibilidade de pagamento via Pix. Além disso, código de barras pode ser copiado e pago nos aplicativos de bancos dos munícipes. Ainda assim, o munícipe pode solicitar e receber o IPTU físico, se preferir, pelos Correios.

Continua depois da publicidade

O acesso

Ao instalar o aplicativo, basta inserir o número do CPF, realizar um breve cadastro com a geração de senha, e automaticamente ter acesso às informações do imóvel vinculado ao cadastro de pessoa física. Além de conferir o débito de IPTU e valores, o ‘Sou Cidadão’ permite escolher entre o pagamento em cota única ou parcelado, com opções de boleto, linha digitável, PIX copia-cola ou QR Code, tornando o processo completamente on-line.

A experiência vai além, oferecendo dados georreferenciados do imóvel em um mapa interativo, acesso ao cadastro imobiliário e esclarecimento de dúvidas frequentes. Vale ressaltar que, além do aplicativo, os contribuintes podem acessar o carnê por meio do link.

Continua depois da publicidade

Segundo, César Nascimento, secretário de Governo, o objetivo é “expandir as funcionalidades do aplicativo, proporcionando aos cidadãos acesso a outros tributos municipais, eliminando a necessidade de deslocamento até a Prefeitura ou acesso a sites”. Genaldo Santos, secretário de Finanças, ressalta que a iniciativa “busca promover economia na Prefeitura de Cubatão, reduzindo a necessidade de impressões de carnês. Cubatão mostra que está no caminho da modernidade, trazendo benefícios diretos para seus cidadãos”.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software