Cubatão

Inquérito sobre envolvimento de advogado do Litoral de SP com PCC é arquivado

Áureo Tupinambá, ex-diretor da Câmara de Cubatão, foi preso em abril durante Operação Munditia, do Gaeco

Luana Fernandes

Publicado em 16/09/2024 às 16:41

Compartilhe:

Advogado e ex Diretor da Câmara Municipal de Cubatão, Áureo Tupinambá / Reprodução

Alvo da Operação Munditia, o advogado Áureo Tupinambá teve o inquérito sobre envolvimento dele com esquema do Primeiro Comando da Capital (PCC) foi arquivado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). A operação tentou desarticular um grupo criminoso suspeito de fraudar licitações. Tupinambá já era conhecido: ele defendeu o traficante do PCC e procurado pela Interpol, André do Rap.

Segundo informações da defesa do advogado, a Justiça entendeu que 'não havia o mínimo de elementos probatórios capazes de ensejar uma ação penal'. A ação foi feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime (Gaeco), do Ministério Público (MP) e da Polícia Militar (PM).

Tupinambá foi preso no primeiro dia de operação, que foi deflagrada em 16 de abril deste ano. No entanto, nove dias depois, o advogado teve a prisão temporária revogada.

Com a decisão da última quinta-feira (12), Áureo Tupinambá não só teve o inquérito arquivado como também teve as medidas cautelares revogadas - dentre elas, a proibição de manter contato com outros investigados.

Prisão em abril

Em 16 de abril, quando a Operação Munditia foi deflagrada, não foi só o advogado Áureo Tupinambá que teve a prisão decretada. O ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Cubatão, Ricardo Queixão (PSD) e a servidora pública da Prefeitura, Fabiana de Abreu Silva, também foram presos. 

A investigação apontava que empresas atuavam de forma recorrente para frustrar a competição nos processos de contratação de mão de obra terceirizada no Estado em outras prefeituras e Câmaras Municipais.

Queixão e Fabiana também já foram liberados - o vereador saiu da prisão em agosto após habeas corpus e a servidora foi solta poucos dias após sua detenção para cumprir prisão domiciliar.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba qual é o bairro mais caro de Itanhaém

Cidades do Litoral Sul de SP são muito procuradas por quem deseja morar na praia ou para quem deseja ter um refúgio para curtir no verão

Diário Mais

Rodovia dos Imigrantes, no litoral de SP, esconde bela cachoeira em estrada secreta

Porém, o acesso ao local é proibido e os "invasores" podem responder criminalmente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter