De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, o calendário do programa está em execução / Divulgação
Continua depois da publicidade
Vereadores de Cubatão estão descontentes com Programa Ilumina Cubatão como forma de garantir a segurança nos bairros do Município. O vereador Fábio Roxinho (MDB), apresentou um requerimento para cobrar os motivos pelo qual o calendário do programa não foi cumprido.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Ele cita que, no dia 14 de janeiro de 2022, na cerimônia ocorrida no bairro Vila Nova, o programa "Ilumina Cubatão" previa a substituição da iluminação pública do município por cinco mil luminárias de tecnologia de LED, no prazo máximo de 11 meses.
No documento, o vereador ainda explica que, de acordo com a cronologia definida pela secretaria de Manutenção Urbana e Serviços Públicos, o bairro Vila São José seria o próximo a receber os benefícios do programa. No entanto, os parlamentares recebem, frequentemente, cobranças de moradores e comerciantes sobre a iluminação pública.
Continua depois da publicidade
O vereador ressalta que as demandas não são atendidas por ligações nem via email e falta esclarecimento se a responsabilidade é da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) ou da administração municipal. Além disso, o parlamentar ainda comentou que as ruas dos bairros da cidade possuem apenas metade da iluminação de LED.
Alessandro Oliveira (PL) mencionou que, na cerimônia de lançamento do programa, o chefe do Poder Executivo disse que Cubatão seria semelhante à cidade americana Las Vegas.
O vereador sugeriu aos colegas do parlamento que fossem até a prestadora para questionarem os responsáveis acerca da ordem de serviço e planejamento das instalações de LED. Para o parlamentar, as substituições das luminárias são feitas em algumas ruas em razão de negociações políticas.
Continua depois da publicidade
Sérgio Calçados (PSB) ressaltou que iluminação pública é assunto pautado no município. Segundo o parlamentar, os funcionários da prestadora contratada ficaram, durante um ano, sem trabalhar e recebendo o salário pago pelos contribuintes.
Para Guilherme do Salão (PROS) os materiais comprados para substituir as luminárias de LED são de baixa qualidade. O parlamentar comentou que falta organização entre as secretarias de Obras e Manutenção na gestão dos contratos de iluminação pública. Segundo o vereador, há nove meses, munícipes esperam pela troca da nova iluminação.
PREFEITURA
Continua depois da publicidade
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, o calendário do programa 'Ilumina Cubatão' está em execução. O bairro da Vila Nova foi totalmente contemplado e o programa chegou a diversas outras localidades, com a instalação de luminárias de led nos bairros da região Central.
Segundo a Prefeitura, por toda a cidade, foram instaladas 3.500 luminárias deste tipo até o momento. Desde 2.021, a Administração investiu R$ 3,3 milhões neste programa que visa melhor qualidade de iluminação às vias públicas.
A previsão é de que todos os bairros do município sejam contemplados. O atraso no cronograma inicial deu-se por conta da dificuldade para concluir a licitação para compra das novas luminárias devido a questionamentos do edital e melhoria das especificações técnicas.
Continua depois da publicidade