Cubatão

Grupo Rinascita de Música Antiga celebra 50 anos com show na Biblioteca de Cubatão

Grupo executa músicas dos períodos barroco, medieval e renascentista

Leonardo Sandre

Publicado em 20/10/2024 às 19:50

Atualizado em 20/10/2024 às 20:59

Compartilhe:

O Grupo Rinascita de Música Antiga comemora 50 anos de existência com um espetáculo intimista e especial / Divulgação

A Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão informou que na próxima quarta-feira (23/10), a partir das 19h, haverá apresentação musical na Biblioteca Central da cidade (Av. Nove de Abril, 1.947).

O Grupo Rinascita de Música Antiga comemora 50 anos de existência com um espetáculo intimista e especial, recheado de homenagens. Eles são um grupo que executa músicas dos períodos barroco, medieval e renascentista.

Nas mãos dos artistas, ficam réplicas de instrumentos dos séculos XIV a XVII, feitos artesanalmente, como viola da gamba, guitarra barroca, alaúde, flautas doces e percussão barroca. Com direção artística de André Farias, a apresentação busca realizar uma espécie de viagem no tempo.

A apresentação é realizada pelo Grupo em parceria  com a Secult por meio de emendas impositivas.

Sobre o Grupo Rinascita

Criado em 1974 pelo maestro Rodrigo Augusto Tavares juntamente com alunos do então Conservatório Municipal de Cubatão (hoje Escola Técnica de Música e Dança), o objetivo do Grupo Rinascita era levar ao grande público, melodias da época renascentista, canções essas que os estudantes aprendiam em sala de aula.

O início foi artesanal, com pesquisa em museus, tanto da história e musicalidade quanto dos instrumentos utilizados. Durante mais de 20 anos, funcionou como um projeto experimental, tornando-se profissional na década de 90.

Em 2010 foi tombado patrimônio imaterial de Cubatão pelo Condepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural).

Escolha da Biblioteca Central de Cubatão

A escolha da Biblioteca Municipal “Professor Rangel Simões” não foi por acaso: o prédio é histórico, erguido em 1.936, e já foi sede da Prefeitura Municipal e do primeiro grupo escolar de Cubatão.

Atualmente abriga a principal biblioteca da cidade e o arquivo histórico municipal. A edificação passou por reforma completa neste ano, incluindo restauração, desde o frontão até o interior do prédio.

A fachada recuperou a versão original com o frontão, além dos azulejos portugueses, portas de ferro e janelas da época. A fachada é tombada como patrimônio cultural de Cubatão por meio do decreto 9.124/2007.

No interior, as melhorias incluíram recuperação do telhado, pisos, hidráulica, elétrica, banheiros, além de acessibilidade com elevador. Nos fundos, a reforma também se estendeu ao Arquivo Histórico e setor de Som.

“A Biblioteca será um novo espaço na cidade de Cubatão, teremos muitas novidades para anunciar. Será um prédio preservado, porém com uma funcionalidade moderna e antenada com a realidade”, afirmou Omar Bermedo, secretário de Cultura de Cubatão.

O anúncio será feito na mesma noite da apresentação do Rinascita.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Brasil

Regiões podem sofrer alagamentos e inundações nas próximas horas, diz instituto

Texto com a previsão do tempo foi atualizado no começo da tarde desse sábado, dia 19

Diário Mais

Depois de morta, criança estaria realizando milagres no litoral de SP

Túmulo onde o menino está sepultado recebe dezenas de visitas diárias, faixas e placas com agradecimentos pela graça alcançada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter