O Grupo Rinascita de Música Antiga comemora 50 anos de existência com um espetáculo intimista e especial / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão informou que na próxima quarta-feira (23/10), a partir das 19h, haverá apresentação musical na Biblioteca Central da cidade (Av. Nove de Abril, 1.947).
O Grupo Rinascita de Música Antiga comemora 50 anos de existência com um espetáculo intimista e especial, recheado de homenagens. Eles são um grupo que executa músicas dos períodos barroco, medieval e renascentista.
Continua depois da publicidade
Nas mãos dos artistas, ficam réplicas de instrumentos dos séculos XIV a XVII, feitos artesanalmente, como viola da gamba, guitarra barroca, alaúde, flautas doces e percussão barroca. Com direção artística de André Farias, a apresentação busca realizar uma espécie de viagem no tempo.
A apresentação é realizada pelo Grupo em parceria com a Secult por meio de emendas impositivas.
Continua depois da publicidade
Criado em 1974 pelo maestro Rodrigo Augusto Tavares juntamente com alunos do então Conservatório Municipal de Cubatão (hoje Escola Técnica de Música e Dança), o objetivo do Grupo Rinascita era levar ao grande público, melodias da época renascentista, canções essas que os estudantes aprendiam em sala de aula.
O início foi artesanal, com pesquisa em museus, tanto da história e musicalidade quanto dos instrumentos utilizados. Durante mais de 20 anos, funcionou como um projeto experimental, tornando-se profissional na década de 90.
Em 2010 foi tombado patrimônio imaterial de Cubatão pelo Condepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural).
Continua depois da publicidade
A escolha da Biblioteca Municipal “Professor Rangel Simões” não foi por acaso: o prédio é histórico, erguido em 1.936, e já foi sede da Prefeitura Municipal e do primeiro grupo escolar de Cubatão.
Atualmente abriga a principal biblioteca da cidade e o arquivo histórico municipal. A edificação passou por reforma completa neste ano, incluindo restauração, desde o frontão até o interior do prédio.
A fachada recuperou a versão original com o frontão, além dos azulejos portugueses, portas de ferro e janelas da época. A fachada é tombada como patrimônio cultural de Cubatão por meio do decreto 9.124/2007.
Continua depois da publicidade
No interior, as melhorias incluíram recuperação do telhado, pisos, hidráulica, elétrica, banheiros, além de acessibilidade com elevador. Nos fundos, a reforma também se estendeu ao Arquivo Histórico e setor de Som.
“A Biblioteca será um novo espaço na cidade de Cubatão, teremos muitas novidades para anunciar. Será um prédio preservado, porém com uma funcionalidade moderna e antenada com a realidade”, afirmou Omar Bermedo, secretário de Cultura de Cubatão.
O anúncio será feito na mesma noite da apresentação do Rinascita.
Continua depois da publicidade