Realizado pelo Programa Cubatão Sinfonia, o Festival acontece de 20 a 22 de outubro de maneira virtual / Divulgação/PMC
Continua depois da publicidade
O Programa Cubatão Sinfonia realiza atividades diferenciadas para as cerca de 150 crianças e adolescentes que integram o projeto. É o Festival "Música e Formação" que acontece de 20 a 22 de outubro de maneira virtual por conta das restrições da pandemia do novo coronavírus. Embora seja dirigido aos estudantes, o público em geral poderá acompanhar as ações transmitidas sempre a partir das 18h30 pelo Facebook do programa: www.facebook.com/programacubataosinfonia.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Na quarta-feira (20), o Festival tem início com uma conversa sobre a "História do baião" ministrada pela professora Monique Cunha conhecida como Monna que também é cantora e compositora. Na sequência o tema é "Música de Câmara" com a participação do maestro André Farias e dos professores Alexandre Blume e Sandro Matos. O encerramento ficará por conta da apresentação dos alunos avançados do projeto interpretando "Anunciação", de Alceu Valença.
O segundo dia de Festival, quinta-feira (21), traz palestra sobre composição musical com os monitores Tânia Peixoto e Fábio Ferreira. Na sequência o professor de percussão Márcio Lopes desenvolve o tema "Pandeiro fácil". A professora de dança Jhully Batista encerra a noite falando sobre "Balés de repertório".
Continua depois da publicidade
A programação encerra na sexta-feira (22) com atividades voltadas ao lúdico. O professor de violino Rômulo Moreira apresenta "As fases de estudo: da brincadeira à sala de concerto". A professora Deblas Alves vai falar sobre a postura do violão em aulas coletivas.
"O objetivo do 'Música e Formação' é levar conhecimento e agregar informação aos alunos. Além de aprenderem música e expressão corporal, podem acrescentar repertório sobre assuntos que dizem respeito às aulas. É uma maneira de atualizar os estudantes", esclarece um dos coordenadores do Programa, Eder Crispim.
Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Programa Cubatão Sinfonia oferece aulas de música, musicalização infantil, coral e expressão corporal/dança a crianças, adolescentes e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social como a Cota 200 e bairros próximos (Pinheiro do Miranda, Água Fria e Fabril). Este ano, novamente, esse sonho artístico-cultural é patrocinado pela CMOC Brasil, Petrocoque e Bequisa por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. O programa conta, ainda, com apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretarias de Cultura e Comunicação.
Continua depois da publicidade
Programa Cubatão Sinfonia – São 14 anos de atividades ininterruptas: desde 2007, o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Em 2020, mesmo com todas as dificuldades por conta da pandemia, o projeto foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Ação Cultural e Entretenimento. O Prêmio reuniu iniciativas de toda a Baixada Santista. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.
Continua depois da publicidade