Celebração

Em Cubatão, evento cívico da Independência reúne quase 4 mil pessoas neste sábado

Pelo menos 3.800 pessoas participaram do Desfile Cívico-Militar

Da Reportagem

Publicado em 02/09/2023 às 18:03

Compartilhe:

A festa reuniu estudantes, servidores municipais, militares e demais atores da sociedade civil que se concentraram em mostrar o que há de melhor em Cubatão / Thiego Barbosa

Pelo menos 3.800 pessoas participaram do Desfile Cívico-Militar da Independência neste sábado (2) em Cubatão. O evento, realizado pela Prefeitura de Cubatão, aconteceu na principal avenida da cidade, a Nove de Abril, atraindo centenas de cubatenses que acompanharam toda a programação, a começar pelo hasteamento das bandeiras e execução dos hinos do Brasil e de Cubatão.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A festa reuniu estudantes, servidores municipais, militares e demais atores da sociedade civil que se concentraram em mostrar o que há de melhor em Cubatão. A avenida principal, no Centro, ficou interditada durante toda a manhã para que centenas de cubatenses acompanhassem a parada de Independência.

"Está sendo um momento de resgate da civilidade e do amor à nossa cidade. E importante, também, para revivermos memórias de infância", comentou o Ademário Oliveira. O prefeito era um dos mais animados porque chegou a desfilar nessa mesma avenida pela escola municipal que frequentou quando criança, na Vila Natal, e depois pelo CAMP, quando atuou como menor aprendiz.

Momento especial aconteceu com a presença da Banda Marcial de Cubatão que, em parceria com o cantor Lipão, apresentou repertório popular, de samba, encantando a todos na avenida. O Corpo Coreográfico também participou, ambos sob o comando do maestro Alexandre Felipe Gomes.

Grande participação –  Diversas escolas participaram do desfile, como ETMD Ivanildo Rebouças da Silva; UME Bernardo José Maria de Lorena; UME João Ramalho; UME Padre José de Anchieta; UME Luiz Gustavo de Lima; UME Prof. Dr. Luiz Pieruzzi Netto; UME Padre Manoel da Nóbrega; UME Prof. Maria do Rosário Lopes Franco; UME Mário de Oliveira Moreira; UME Princesa Isabel; UME Rui Barbosa; UME Ulysses Guimarães; UME Usina Henry Borden; Centro Educacional Objetivo de Cubatão; Crer & Ser.

A Companhia Municipal de Trânsito (CMT), as Secretarias de Educação,  Assistência Social – setor de Segurança Alimentar, Meio Ambiente, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal também desfilaram, assim como a Banda Marcial Infantil e Juvenil de Cubatão e a Cooperativa ABC Marbas, que cuida da coleta seletiva no município.

Os militares também compareceram –  2º Bil – Batalhão de Infantaria Leve –  Exército Brasileiro; Banda de Música Voluntários da Reserva Militar;  3º Batalhão de Polícia Militar Ambiental; Comando de Policiamento Rodoviário; Comando de Policiamento do Interior – CPI-6; Capitania dos Portos de São Paulo –  Marinha do Brasil; Comando de Defesa Antiaérea do Exército; Comando da Base Aérea de Santos; e Corpo de Bombeiros.

Também participaram a Associação Esportiva e Cultural A Alcateia (Aeca); Grupo Escoteiro Falcão Negro; Centro de Aprendizagem Metódico e Prático "Mário dos Santos" (Camp); Estúdio de Dança Everton Andrade; Studio de Dança Jéssica Oliveira; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Criança e Adolescente; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Idoso; Associação dos Ciclistas de Cubatão; Lions Clube de Cubatão; Motociclistas de Cubatão.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Movecta, Maersk e Wilson Sons abrem processo seletivo no litoral de SP

Há mais chances para candidatos com ensino técnico, ensino superior e ensino médio

Diário Mais

Cientistas acusam satélites de Elon Musk de atrapalhar análises e estudos do espaço

Vários grupos de pesquisadores pelo mundo estão exigindo providências

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter