Cubatão

Eleições 2024: saiba quais são as propostas de Dr. Paiva para Cubatão

Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP

Luana Fernandes

Publicado em 27/08/2024 às 09:00

Atualizado em 27/08/2024 às 09:35

Compartilhe:

Dr. Paiva (PL) tenta ser prefeito de Cubatão pela segunda vez / Divulgação

Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público. 

Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.

Desta vez, a reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato à Prefeitura de Cubatão, Dr. Paiva (PL). O médico Eduardo Falcão Paiva Magalhães é conhecido na Cidade - tanto em seu ramo profissional quanto na política. Ele já tentou ser prefeito de Cubatão em 2008. 

Confira as propostas de Dr. Paiva para Cubatão

Diário do Litoral - Quais são os planos do candidato para a Saúde?

Dr. Paiva: “Pretendo criar informatização com Prontuário Eletrônico Único do paciente; reestruturar e ampliar o Programa de Atenção Básica; ampliar o número de leitos no Hospital Municipal; fortalecer as redes de atenção básica. Também quero trabalhar na criação de Centro de Diagnóstico e Reabilitação Multiprofissional para atendimento de pessoas com deficiência e para atendimento de pessoas idosas; além de criar protocolo clínico de atendimento, padronizando a assistência ao paciente; reestruturar, modernizar e ampliar a capacidade de atendimento na rede de Urgência e Emergência no Hospital, Pronto Socorro e SAMU. Quero garantir a entrega de materiais e medicamentos em todas unidades de saúde; aprimorar e garantir pré-natal humanizado e de qualidade; reativar o Programa de atendimento domiciliar e ampliar o médico da família; melhorar o atendimento da Saúde Bucal, voltando atendimento nas escolas; ampliar rede de atendimento zoonoses, com a criação de PS veterinário”.

DL - E para a Educação? O que está planejado?

Paiva: "Pretendo informatizar a rede municipal de ensino no âmbito administrativo e pedagógico; além de oferecer capacitação continuada para os educadores em parceria com o MEC. Quero instituir o Programa de Avaliação Municipal, através de indicadores de qualidade e aproveitamento escolar. Trabalhar na valorização dos profissionais da educação; implantar laboratório de informática em todas escolas; implantar período integral nas escolas de ensino fundamental; ampliar as ofertas de vagas dos cursos de música e dança na Escola Técnica 'Ivanildo Rebouças da Silva'; reforçar o aprendizado de uma segunda língua; ampliar bibliotecas nas escolas, estimulando a leitura e o vocabulário dos alunos; implantar a Escola de Ensino Profissionalizante; reestruturar e ampliar o Centro de Inclusão para pessoas portadoras de necessidades especiais; atendimento 100% no transporte gratuito de estudantes; reativar o Programa 'Clubinho de Férias' para crianças".

DL - Há ações no Plano de Governo para as áreas de Meio Ambiente e Saneamento?

Paiva: “Quero elaborar e implantar o Código Municipal de Meio Ambiente; aumentar a capacidade e volume do lixo reciclável; em parceria com os municípios vizinhos, buscar solução para o ‘lixo flutuante’; estudos para viabilizar recursos para ações ambientais, como o crédito carbono; debater com a população a possibilidade de implantação de usina de incineração do lixo doméstico, com geração de energia. Além disso, pensamos em um programa de energia solar em todos próprios municipais. Pretendo reformar e ampliar o velório e o cemitério municipal; implantar sistema de energia solar nas escolas municipais; implantar banheiros públicos em áreas comerciais; buscar alternativas junto a SABESP para que 100% da população seja atendida com água tratada e saneamento básico”.

DL - O que o candidato planeja para Mobilidade Urbana?

Paiva: “Para esta pasta, o plano é revitalizar todo sistema de ciclovias, integrando-o ao plano cicloviário metropolitano; além de trabalhar na recuperação e manutenção da malha viária do Município. Quero também aprimorar o sistema de acessibilidade para deficientes no transporte público; gerar humanização e melhorias do transporte público; identificar e corrigir as calçadas, ruas e avenidas; criar e implantar novo modelo de sinalização e identificação de ruas, avenidas e praças; fazer gestão juntos ao Governo do Estado, visando a integração do Município ao sistema VLT; buscar alternativas junto ao Governo do Estado, Ecovias e Artesp, visando implantar obras e logística a fim de eliminar os gargalos das vias de acesso; proteger o Município quanto a proposta de viabilizar áreas para estacionamento de caminhões, cujos caminhoneiros não são de Cubatão, para atender interesse do Porto de Santos”.

DL - O que está planejado para Segurança caso retorne ao Executivo nos próximos anos?

Paiva: “Ampliar a rede de monitoramento em pontos considerados críticos, em especial,
as vias de entradas e saídas do Município; vigilância constante objetivando a preservação e integridade dos próprios públicos; reestruturar e treinar a GCM, obtendo mais eficiência na segurança da população. Promover a integração entre os órgãos municipais, GCM, polícias Civil, Militar e CONSEG, visando implantar ações de combate ao crime e mais segurança para população; melhorar substancialmente o sistema de iluminação pública, acompanhando novas tecnologias. Quero criar políticas públicas voltadas às pessoas em situação de rua, com abrigo municipal. Estudo e vigilância constante para prevenir situações e emergências de ordem climática e/ou geológica”.

DL - O candidato tem planos para a pasta de Emprego?

Paiva: “Aprimorar o PAT para atender demandas das indústrias e suas contratadas, priorizando contratação de mão de obra local, sem intermediação de políticos; aprimorar, manter e incentivar programas de qualificação profissional; buscar parcerias PPP (Programa Público Privado) para implantação de zona de apoio retro-portuário, propiciando a geração de negócios, emprego e renda; incentivar a instalação de empresas de manufaturados e complementares; incentivar e viabilizar a criação de incubadora de empresas; incentivar o comércio local; retomar o Cartão Alimentação para uso exclusivo no comércio local; buscar junto com o CAMP uma aproximação maior com o comércio e indústria; estabelecer que as aquisições de materiais e serviços de pequena monta, na modalidade de ‘compra direta’ pelo Poder Público Municipal, dentro da legalidade, seja efetuada junto aos prestadores de serviços locais; buscar parcerias junto aos Governos Federal e Estadual; incentivos para criação de cooperativas de trabalho”.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba qual cidade tem o metro quadrado mais caro do litoral de SP

Levantamento foi elaborado pelo DataZap

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter