CUBATÃO

É realidade! Moradores do entorno da Lagoa Azul terão acesso gratuito

Fundação Florestal cria programa que irá isentar moradores vizinhos do ponto turístico da taxa de monitoramento

Luana Fernandes

Publicado em 06/05/2023 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O horário para visitação da Lagoa Azul deve ser combinado previamente com o monitor escolhido / Divulgação/PMC

Continua depois da publicidade

Após reclamações do moradores dos bairros que ficam no entorno da Lagoa Azul, ponto turístico famoso de Cubatão, a Fundação Florestal criou o programa "Nossos Parques, Nosso Quintal". A ideia é oferecer acesso gratuito aos moradores dos bairros próximos que sempre frequentaram o local.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Passeio Ciclístico reúne centenas de pessoas em Cubatão

• Unipar promove ação social em Cubatão

• Bom Prato Móvel atende na Vila dos Pescadores, em Cubatão, neste mês de maio

Em fevereiro, os moradores dos bairros Cota, em Cubatão, ou os mais próximos da famosa Lagoa Azul não gostaram da cobrança feita para acessar o local. Segundo eles, em reclamação encaminhada à reportagem do Diário do Litoral e também em comentários nas redes sociais, o agendamento e a cobrança por monitoria não deveria ser feita para os cubatenses que cresceram frequentando o local.

Com o novo programa serão destinadas 70 vagas semanais aos moradores dos bairros Água Fria, Fabril, Cota 95, Cota 100, Cota 200 e Pinheiro do Miranda. Os interessados terão isenção do pagamento de taxa ao Monitor Ambiental Autônomo. Mais informações podem ser encontradas no site de vendas e reservas online.

Continua depois da publicidade

Para a fundação, a contratação do monitor ambiental autônomo, além de ser obrigatória para acesso à Lagoa Azul, é de suma importância para o Parque. “(Eles) apoiam a unidade no desenvolvimento de atrativos monitorados/guiados, onde é necessário o acompanhamento de um profissional capacitado durante sua realização. O monitor é responsável por garantir a segurança do visitante, planejar o roteiro, realizar atividades de educação ambiental, verificar as condições climáticas de forma prévia e monitorar todos durante o passeio”, explica. 

O horário para visitação deve ser combinado previamente com o monitor escolhido. Há uma lista de profissionais habilitados no site do Núcleo Itutinga Pilões. Além disso, é proibido entrada de bebidas alcoólicas, cigarros, drogas ilícitas, animais domésticos e cooler. Só é possível fazer a trilha de calçado fechado (tênis, bota ou galocha).

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software